IMPACTOS GERADOS PELA CONSTRUÇÃO DE BARRAGEM
Trabalho Universitário: IMPACTOS GERADOS PELA CONSTRUÇÃO DE BARRAGEM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kmyla • 22/4/2014 • 2.126 Palavras (9 Páginas) • 514 Visualizações
1.0 INTRODUÇÃO
A água desempenha um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico de qualquer civilização. Sua disponibilidade em quantidade e qualidade compatíveis com a demanda é um dos fatores que determinam o nível de qualidade de vida em um agrupamento humano (CARVALHO, 1994). Tal fator é que induz a construção de barragens.
O volume total de água no planeta é constante e as reservas somam aproximadamente 1.386 milhões de km³. O volume de água doce representa cerca de 35 milhões de km³, 2,52% da quantidade total de água no planeta. Deste volume total, os rios representam 0,00009%, os lagos 0,009% e a água contida na atmosfera 0,0009% (WETZEL, 1983). Sendo assim aumenta ainda mais a preocupação com as águas superficiais continentais, pois estas não estão presentes e abundância e o pouco do que resta está sendo mal cuidado.
As barragens propiciam a geração de energia hidrelétrica, o fornecimento de água, a regulagem das cheias e a irrigação. Mas, ao mesmo tempo, podem causar impactos ambientais em larga escala como a inundação de terras de plantio, florestas, jazidas minerais, cidades e povoamentos, a destruição do habitat de animais, plantas e pessoas, afetando as águas subterrâneas, a qualidade da água do rio, o micro clima e a infra-estrutura.
As populações são atingidas direta e concretamente através do alagamento de suas propriedades, casas, áreas produtivas e até cidades. Existem também os impactos indiretos como perdas de laços comunitários, separação de comunidades e famílias, destruição de igrejas, capelas e inundação de locais sagrados para comunidades indígenas e tradicionais.
Na área ambiental o principal impacto costuma ser o alagamento de importantes áreas florestais e o desaparecimento do habitat dos animais. Muitas vezes a hidrelétrica é construída em áreas onde se concentram os últimos remanescentes florestais da região, desmatando e inundando espécies ameaçadas de extinção.
Neste estudo sistematizaremos informações disponíveis sobre os impactos gerados pela construção de barragem e as possíveis soluções para esses.
2.0 REVISÃO DE LITERATURA
Dentre as fontes que compõem nossa matriz energética, a hidroeletricidade é a menos poluente. Entretanto, se não forem tomadas as devidas precauções, os impactos ambientais causados pela construção das barragens hidrelétricas podem ser devastadores.
Como resultado de nossos estudos, foi elaborado uma tabela contendo os vários tipos de impactos ambientas que podem ocorrer com a instalação de hidrelétricas. Além disso, para cada tópico abordado, falamos sobre como esses impactos podem ser minimizados.
Fatores
abióticos
Águas
(hidro e Limnologia)
Redução da concentração de oxigênio
Estratificação térmica
Estratificação hidráulica
Retenção de material sólido hidrotransportado
Variações do nível e da vazão do reservatório
Elevação dos níveis freáticos
Clima
Temperatura
Umidade relativa
Insolação
Ventos
Geologia
(Sismologia)
Aumento na freqüência de abalos sísmicos
Fatores
bióticos
Afogamento da
vegetação
Produção de gases sulfídricos e metano
Eutrofização da água
Ploriferação de algas
Ploriferação de macrófitas
Depleção do oxigênio dissolvido
Ameaça à biodiversidade local
Fauna terrestre
Deslocamento de animais de seu habitat natural
Afogamento de animais que não conseguiram fugir
Desequilíbrio de outros habitats onde foram introduzidos animais resgatados
Fauna Aquática
Alteração das espécies aquáticas no reservatório
Influência na ocorrência da Piracema
Obstáculo na migração reprodutiva dos peixes
3.0 - Fatores abióticos
3.1 - Águas (Hidro e limnologia)
Os ambientes hídricos podem ser classificados em lóticos (rios) e lênticos (lagos). A maior alteração causada pela construção das barragens fica por conta da transformação de meios lóticos em lênticos. Devido a esta mudança, as características físico-químicas das águas sofrem alterações bruscas, criando um novo ecossistema que, aos poucos, retorna a seu equilíbrio.
3.1.1-Estratificação térmica
A estratificação térmica pode ser observada no grande lago formado pela barragem, onde, com suas grandes profundidades, formam-se camadas de água com diferentes temperaturas e consequentemente, camadas com diferentes concentrações de oxigênio, limitando o desenvolvimento de espécies aquáticas a uma camada em específico.
Sobre isto não há muito o que fazer mas o estudo da altura da tomada de água para as turbinas, com o intuito de diminuir o gradiente de temperatura, pode ajudar.
3.1.2-Estratificação hidráulica
Assim como a estratificação
...