INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Projeto de pesquisa: INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dwnina • 23/9/2013 • Projeto de pesquisa • 1.849 Palavras (8 Páginas) • 266 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
UNIDERP
CURSO ADMINISTRAÇÃO
DESAFIO DE APRENDIZAGEM DE TEORIAS
DE ADMINISTRAÇÃO
POLO APARECIDA DE GOIÂNIA-GO
ACADÊMICOS:
DORISLILIAN BATISTA DA SILVA:
INTRODUÇÃO
1-PRIMEIRO DESAFIO
1.1-INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
1.2-OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO
1.3 - ABORDAGENS CLÁSSICAS DA ADMINISTRAÇÃO
2- SEGUNDO DESAFIO
2.1-ABORDAGENS HUMANÍSTICA
2.2-ABORDAGEM NEOCLASSICA
2.3-ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Este trabalho analisa a história da humanidade, que sempre inventou maneiras de como aplicar melhor seus esforços com a intenção de obter melhores resultados de sua ações. Quando decidiu- se reuni r forças, juntar pessoas, idéias e experiências o desenvolvimento aconteceu surgindo então a organização – peça chave para o desenvolvimento econômico e social responsável por nossa chegada ao mundo moderno.
Essa organização trouxe formas estratégicas para trabalhar, criar projetar, produzir e distribuir bens e serviços. Atuando em diversos ambientes de fatores econômicos, Políticos, tecnológicos, legais, sociais, culturais.
Como as organizações não são auto-suficientes é necessário que haja uma equipe qualificada para administrá-la. Portanto podemos afirmar que a organização e a administração são interligadas de forma que uma não existe sem a outra.
Este estudo busca compreender a importância da organizações, os primórdios da administração e suas abordagens, as teorias administrativas cujos conceitos são utilizados até os nossos dias.
1 Primeiro desafio
1.1
.Introdução à teoria geral da dministração
A teoria administrativa surgiu no século XX e passou por diversas alterações durante seus 100 anos de existência. Na Era da Informação, que surgiu por volta de 1990, o capital financeiro cede espaço para o capital intelectual, fazendo com que a nova riqueza passe a ser o conhecimento. A Tecnologia da Informação invade o meio das organizações e das pessoas, modificando o trabalho dentro e fora das organizações. Há a intensificação no processo de globalização da economia por meio da globalização da informação, que se torna a principal fonte de energia de uma organização. Nessa Era, existem doze temas que diferenciam a nova economia em relação à velha economia: conhecimento, digitalização, virtualização, molecularização, integração, desintermediação, convergência, inovação, produ-consumo, imediatismo, globalização, discordância. A velocidade e a intensidades das mudanças na Era da Informação foram além do que se imaginava, de modo que as organizações se encontraram em um novo contexto e com muitos novos problemas em um curto período de tempo. O diferencial entre o que as organizações faziam e o que elas deveriam fazer tornaram-se enorme e inultrapassável, de modo que a única solução foi recorrer a medidas extremas e rápidas para a busca da sobrevivência e da excelência. As soluções emergentes foram: Melhoria contínua*, qualidade total reengenharia*, benchmarking*, equipes de alto desempenho* e gestão de projeto*.
Na era da informação, o recurso mais importante deixou de ser o capital financeiro para ser o capital intelectual. O conhecimento é criado e modificado pelas pessoas e é obtido através da interação social, estudo, trabalho, lazer. A organização baseada no conhecimento depende da gestão do mesmo, e os recursos financeiros não representam o verdadeiro valor do negócio, necessariamente. O conhecimento não ocupa espaço físico, é um ativo intangível constituído por três aspectos: clientes, organização, pessoas. Organizações bem-sucedidas estudam e monitoram seus ativos intangíveis, pois perceberam que estes podem ser mais importantes do que os tangíveis. Muitas organizações desenvolveram esquemas de educação corporativa para melhorar a gestão do seu capital intelectual. Essas organizações bem sucedidas estão se transformando em verdadeiros centros de aprendizagem, uma vez que o aprendizado deve ser organizado e contínuo. Portanto, nota-se que a era da informação estimula e incrementa a ética e o aprendizado nas organizações.
1.2 os primórdios da administração
No decorrer da História, a Administração se desenvolveu muito lentamente. Até o final do século XIX, a sociedade era completamente diferente dos dias atuais. As organizações eram poucas e pequenas, predominando as pequenas oficinas, artesãos independentes, pequenas escolas, profissionais autônomos ( médicos e advogados, lavradores, o armazém da esquina, etc.). Com a aceleração do desenvolvimento, no início do século XX, onde a maior parte das obrigações sociais eram confiadas a organizações ( indústrias, hospitais, universidades, serviços públicos, etc. ), administradas por dirigentes para se tornarem mais eficientes e eficazes, é que a Administração apresentou um notável desenvolvimento, com o aparecimento das Abordagens da Administração ( Escolas ) e suas Teorias.
1.3 A Abordagem Clássica da Administração
No início do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da administração:
Taylor (americano): que desenvolveu a chamada Escola da Administração Científica, cujo foco principal estava em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho operário.
Fayol (europeu): que
...