Ideias de dinâmicas e atividades com gupos
Por: Tchelles Santos • 15/2/2017 • Abstract • 1.779 Palavras (8 Páginas) • 176 Visualizações
1-
Resumo:
Com uma fita adesiva, cole um rótulo na testa de cada
educando, sem que ele veja o que está escrito. Todos
os educandos começam a circular e, sempre que se
cruzarem, deverão agir de acordo com a ordem na
testa do colega. O objetivo é cada um descobrir qual
rótulo ganhou.
O “Jogo dos Rótulos”(pág. 27):
A brincadeira é uma boa maneira de ensinar aos educandos
como é ruim julgar e ser julgado. Antes de começar, o
educador solicita que os participantes escrevam em folhas de
papel diversos rótulos, todos com uma ação, como por
exemplo: ‘Sou engraçado. Sorria!’; ‘Sou irritante. Saia de
perto!’, etc.
Com uma fita adesiva, cole um rótulo na testa de cada
educando, sem que ele veja o que está escrito. Todos
os educandos começam a circular e, sempre que se
cruzarem, deverão agir de acordo com a ordem na
testa do colega. O objetivo é cada um descobrir qual
rótulo ganhou. Ao final, o educador deve aproveitar para
conversar com os participantes sobre o que eles sentiram
ao serem ‘rotulados’. Ao longo da discussão, o educador
deve falar sobre a importância de não definirmos as
pessoas somente de uma maneira (“Fulano é um pestinha!
Ciclano não tem jeito! Beltrano é um problema!”) e deve
convidar as mães, que participarão da atividade seguinte,
para compor a roda e dar sua opinião sobre a importância
de sempre valorizarmos as qualidades dos filhos e não
rotulá-los de maneira negativa.
2-
Resumo:
todos os educandos devem sentar em círculo. Um participante
do grupo será convidado a retirar um papel de dentro de
uma caixinha, onde estarão escritas perguntas diversas como:
Qual o seu cantor favorito? Para qual time de futebol você
torce? Um por vez, cada participante deverá responder as perguntas.
O educador deve propor um desafio de memória e perguntar ao grupo se
eles lembram qual as respostas de seus colegas
Jogo da memória “Conhecendo melhor você”(pág. 29):
O educador deverá convidar o grupo para uma brincadeira e
todos os educandos devem sentar em círculo. Um participante
do grupo será convidado a retirar um papel de dentro de
uma caixinha, onde estarão escritas perguntas diversas como:
Qual o seu cantor favorito? Para qual time de futebol você
torce? Qual a sua cor favorita? Qual o nome do seu bicho de
estimação? O participante que retirar o papel deverá ler a pergunta
em voz alta e todos do grupo responderão, uma
por uma, mas de maneira bem rápida. Na sequencia, outra
pessoa retira outra pergunta e a atividade se repete. Depois
que todas as perguntas forem feitas e respondidas, o educador
deve propor um desafio de memória e perguntar ao grupo se
eles lembram qual a cor favorita da coleguinha X, ou para qual
time de futebol o coleguinha Y torce e assim por diante.
3-
Resumo:
A brincadeira é semelhante ao pega-pega, mas cada jogador
que é pego dá a mão para o pegador e também começa a
perseguir os outros participantes. Cada jogador capturado
se une formando uma grande corrente
Brincadeira da serpente(pág. 31):
A brincadeira é semelhante ao pega-pega, mas cada jogador
que é pego dá a mão para o pegador e também começa a
perseguir os outros participantes. Cada jogador capturado
se une formando uma grande corrente. Quanto maior a
serpente, mais difícil será para os perseguidores alcançarem
os perseguidos. Aí entra a criatividade para bolar estratégias
que possam ajudar na captura. O educador deverá trabalhar
a importância da união e do vínculo para vencer obstáculos.
4-
Resumo:
O grupo formará uma grande roda e cada educando receberá um pedaço
de barbante. Todo o grupo cria no chão um desenho com o pedaço de
barbante. Em seguida, o grupo analisa figura por figura. Após, cada um desfaz
seu desenho e amarra, ponta com ponta, seu barbante ao dos vizinhos.
O educador deve propor que refaçam
juntos alguns dos desenhos feitos individualmente. No final, em círculo, a
turma conversa sobre o que cada um sentiu no decorrer da brincadeira.
Dinâmica do barbante (pág. 34):
O grupo formará uma grande roda e cada educando receberá um pedaço
de barbante. O educador deve sugerir que cada um brinque com o seu
pedacinho de barbante. Depois, todo o grupo, incluindo o educador, cria
no chão um desenho com o pedaço de barbante. Em seguida, o grupo
analisa figura por figura. Após percorrer toda a exposição, cada um desfaz
o seu desenho e amarra, ponta com ponta, seu barbante ao dos vizinhos.
Abaixados ao redor desse grande círculo feito de cordão, os educandos
devem criar uma única figura. O educador deve propor que refaçam
juntos alguns dos desenhos feitos individualmente. No final, em círculo, a
turma conversa sobre o que cada um sentiu no decorrer da brincadeira.
5-
Resumo: O educador contará o início da história dos Saltimbancos e pedirá que cada uma diga qual personagem NÃO queriam ser, após isso, o educador termina de contar a história e deve estimular que o grupo tente Identificar os pontos positivos dos personagens que inicialmente não tinham se identificado.
História dos Saltimbancos (pág. 34):
O educador deverá contar para os educandos o início da história dos
Saltimbancos1 e apresentar para eles tarjetas com as figuras dos quatro
animais: gato, cachorro, jumento e galinha. As tarjetas serão colocadas
em cantos diferentes da sala e os educandos devem ser convidados a
escolher o animal que gostariam de ser na história e ficarem ao lado da
figura escolhida. Os educandos serão estimulados a justificar a escolha.
Na sequência, o educador deverá pedir para que os educandos fiquem
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