Indicadores Naturais
Casos: Indicadores Naturais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: xpeedy • 19/10/2013 • 805 Palavras (4 Páginas) • 399 Visualizações
1- Objetivo
A partir de soluções de ácido clorídrico e de hidróxido de sódio, preparar soluções com diferentes valores de ph e utilizar o papel indicador para medir seus respectivos valores, posteriormente colocar em cada solução certa quantidade do extrato de repolho roxo e observar as variadas colorações das soluções.
2- Introdução
Um indicador ácido-base é uma substância que muda de cor quando colocada em contato com um ácido ou uma base. Geralmente, os indicadores usados em laboratório são artificiais, tais como a fenolftaleína, o azul-de-bromotimol e o alaranjado-de-metila. Mas na natureza essas substâncias podem ser extraídas de espécies vegetais e a mais conhecida é o extrato de repolho roxo.
As substâncias presentes no extrato de repolho roxo que o fazem mudar de cor em ácidos e bases são as antocianinas, que são pigmentos responsáveis pela variedade de cores atrativas de frutas , flores e folhas que variam do vermelho ao azul.São da classe dos flavonóides, principais cromóforos encontrados nas flores de cor rosa, laranja, vermelha, violeta e azul.
As antocianinas são solúveis em água, e altamente instáveis a temperaturas elevadas. Outros fatores que interferem em sua estabilidade são a presença de luz e oxigênio. As mudanças estruturais que ocorrem com a variação do pH e são responsáveis pelo aparecimento das espécies com colorações diferentes.
4- Resultados e Discussões
Solução Vol.Preparo Vol.Total Concentração pH
HCl (original) - - 0,1M 1,0
HCl (diluído) 1 ml 100 ml 0,001 M 3,0
HCl (diluído) 1 ml 100 ml 10-5 M 5,0
H2O destilada - - - 7,0
NaOH (diluído) 1 ml 100 ml 10-6 M 8,0
NaOH (diluído) 1 ml 1000 ml 10-4 M 10,0
NaOH (original) - - 0,1 M 13,0
Retira-se 1 ml da solução de HCl 0,1 M e prepara-se um solução de pH 3 completando seu volume até 100 ml. A partir da solução de pH 3 é preparado uma solução de pH 5 retirando-se 1 ml e completando o volume até 100 ml.
Retira-se 1 ml da solução mãe de NaOH 0,1 M e completa-se o volume até 1000 ml obtendo-se uma solução de pH 10. Partindo-se desta nova solução obtém-se uma outra solução de pH 8 retirando-se 1 ml e completando o volume até 100 ml.
Levando em consideração a teoria parte-se do princípio que a água possui pH 7.
Com as soluções já distribuídas em tubos de ensaio testa-se cada um delas com papel indicador de pH e observa-se os seguintes resultados:
Solução pH
HCl (original) 1,0
HCl (diluído) 3,0
HCl (diluído) 5,0
H2O destilada 5,0
NaOH (diluído) 6,0
NaOH (diluído) 5,0
NaOH (original) 13,0
A água destilada utilizada em laboratório influenciou o pH das soluções de NaOH por possuir um pH mais baixo do que o esperado. Desta forma, utilizou-se uma solução de hidróxido de sódio mais concentrada de forma a obter-se um pH = 8,0 substituindo assim a solução de pH = 5,0.
Em seguida, adiciona-se 2 ml de pigmento de repolho roxo extraído anteriormente em cada tubo de ensaio e observa-se os seguintes resultados:
Solução pH
HCl (original) Rosa
HCl (diluído) Rosa
...