Influência Na Velocidade De Uma Reação Química
Ensaios: Influência Na Velocidade De Uma Reação Química. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 00323039 • 27/5/2014 • 2.431 Palavras (10 Páginas) • 325 Visualizações
Relatório Físico-químico Experimental
Técnico de Química
Fatores que influenciam na rapidez de uma reação química
Componentes: Júlia Rosa nº 10 e Daniel nº
Professor: Pablo Wolf
Disciplina: Físico-Química
Turma: 2116 – Técnico de química
→ Materiais
•Tubos de ensaio
•Erlenmeyer
• Pipeta Graduada
• Relógio
• Banho Maria
→ Reagentes
Alumínio em Pó
Alumínio em grânulos
Solução de ácido oxálico 0,25 mol/L
Solução de ácido sulfúrico 3 mol/L
Solução de ácido clorídrico 6 mol/L
Solução de Tiossulfato de sódio %p/v
Solução de sulfito de sódio a 2%p/v
Solução de amido
Nitrato de Potássio
Solução de Permanganato de potássio 0, 1 mol/L
Fio de ferro
Limalha de ferro
Solução de peróxido de hidrogênio 3º%p/v
Solução de Iodeto de potássio
Cloreto de cobre II
Cloreto de ferro III
→Procedimento 1 – Influência da concentração
• Adicionou-se 1 Ml de água destilada e 3 gotas de Tiossulfato de sódio em dois tubos de ensaio. No Tubo 1 foi adicionado 5 gotas de HCL 6,0 mol/L e no tubo dois, 5 gotas de HCL 0,6 mol/L.
Resultados: tubo 1 ( mais concentrado )- Após um minuto de se ter adicionado HCL 6,0 mol/L, houve uma mudança visível na coloração. Passou de incolor para turva, se passando mais alguns minutos observou-se que a solução ficou com uma coloração turvação amarelada ( o amarelado é devido ao enxofre formado).
Tubo 2 ( menos concentrado )- A primeira reação foi a mudança na coloração, passou de incolor para um leve lilás . Após ter se passado um minuto, a solução ficou menos turva que a solução do tubo 1 devido a concentração.
Observações: O amarelado formado mostra a formação de enxofre.
• No tubo 1 foi adicionado 1 mL de água, 4 gotas de sulfito de sódio e gotas de amido. No tubo 2, adicionou-se 3mL de água, 4 gotas de sulfito de sódio e gotas de amido. E por fim, acrescentar 2 gotas de Iodato de potássio nos dois tubos( em meio ácido).
Resultados: Tubo 1 ( mais concentrado )- Após ser adicionado 3 gotas de HCL, houve uma mudança na coloração para um amarelado e formação de um precipitado violeta , e em pouco instante, voltou para amarelado ferrugem novamente.
Tubo 2 ( menos concentrado) – De imediato, mudança na coloração, para amarelado e precipitado. Mesma reação que no tubo 1, porém, em menor quantidade.
Observações: Neste experimento houve a reação do sulito de sódio com o Iodato de potássio, formando o precipitado (Iodo). O amido (indicador) é para indicar a presença de Iodo.
• Em um erlenmeyer adicionou 5 mL de ácido oxálico e 1 mL de ácido sulfúrico e 4 mL de permanganato de potássio. Cronometrou-se o tempo levado para que a solução tenha se descolorido totalmente.
Resultados: Ao cronometrar, observou-se que levou exatamente:
Tempo Coloração
Roxo
Rosa amarelado
Amarelo claro
Totalmente Incolor
Observações: Quanto mais concentrado está a solução, mais rápida é a reação. Neste experimento podemos observar isso através da mudança de cor.
• Em um erlenmeyer adicionou-se 5 mL de ácido oxálico 0,25 mol/L, 1 mL de ácido sulfúrico 3 mol/L, 10 ml de água e 4 mL de permanganato de potássio 0,01 mol/L. Cronometrou-se o tempo levado para que a solução se tornasse incolor.
Resultados: Levou-se exatamente:
Tempo Coloração
Roxo
Rosa amarelado
Amarelo claro
Totalmente incolor
Observações: Comparando com o experimento anterior, observa-se que quanto mais água presente na solução mais demora para que a mesma se torne totalmente incolor, ou seja, quanto mais concentrado, mais rápida é a reação.
- Conclusões sobre a influência da concentração
Com base nos experimentos realizados, conclui-se que entre os principais fatores que alteram a velocidade das reações está a concentração dos reagentes. Geralmente, um aumento na concentração dos reagentes aumenta a rapidez de uma reação.
-Mas, por que a concentração influencia dessa forma na velocidade das reações?
Para que uma reação se efetive é necessário que ocorram choques ou colisões eficazes entre os átomos dos reagentes. Assim, quando aumentamos a sua concentração haverá uma maior quantidade de moléculas presentes no sistema em um mesmo espaço, o que acarretará em aumento nas suas colisões em um mesmo intervala de tempo e, consequentemente, uma maior probabilidade de ocorrerem choques efetivos ou eficazes.
Isso pode ser visualizado na figura abaixo, onde se comparando o primeiro sistema com o segundo é possível constatar que o aumento da concentração dos reagentes faz com que haja mais moléculas e mais colisões, aumentando a rapidez da reação.
Fig. 1- Mostra as colisões entre as moléculas.
Ou seja:
Fig.2 – Mostra um esquema
...