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Introdução à Lógica De Programação - UNISUL - Universidade Do Sul De Santa Catarina - Avaliação à Distância

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Por:   •  26/2/2015  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  622 Visualizações

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Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Introdução à Lógica de Programação

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (1,0 ponto)

A conversão de números binários para decimais e decimais para binários faz parte do estudo da lógica de programação, uma vez que os computadores interpretam unicamente a linguagem binária, ou seja, se houver sinal elétrico é o número 1 e na ausência deste sinal é o número 0.

A combinação dos números zeros (0) e uns (1) é o que permite ao processador interpretar textos, imagens, vídeos, músicas e todos os recursos utilizados no computador.

Abaixo está sendo dada uma sequência de números binários. Com base nos conhecimentos adquiridos na unidade de aprendizagem, transforme-os em decimais.

a) 101011  43

25 24 23 22 21 20

1 0 1 0 1 1

32 8 2 1  43

b) 1011001011  715

29 28 27 26 25 24 23 22 21 20

1 0 1 1 0 0 1 0 1 1

512 128 64 8 2 1 715

c) 1100  12

23 22 21 20

1 1 0 0

8 4 12

d) 1110111000  952

29 28 27 26 25 24 23 22 21 20

1 1 1 0 1 1 1 0 0 0

512 256 128 32 16 8 952

Questão 2 (2,0 pontos)

Vimos que podemos organizar as tomadas de decisões por meio de proposições. Uma proposição verdadeira possui um valor lógico V (Verdadeiro) e uma proposição falsa possui um valor lógico F (Falso). Vimos também que estas proposições podem se relacionar através de leis básicas, conjunção e disjunção.

Para verificar o seu aprendizado sobre esse conteúdo, leia o problema descrito abaixo e faça o que foi pedido:

a) Indique as proposições inseridas (existentes) neste texto que resolvem o problema apresentado;

Proposições

a – Edy encontra a chave

b – Edy digita o código secreto

c – Edy encontra o portal mágico

b) Faça a tabela verdade, demonstrando as possíveis respostas para o problema.

a b C d  (a E b) OU c  Edy sai da casa

V V V V

V V F V

V F V V

V F F F

F V V V

F V F F

F F V V

F F F F

Existem 5 de 8 possibilidades para Edy sair da casa, conforme listado na tabela verdade. O operador c tem um peso maior, pois basta que ele encontre o portal e o problema já estará resolvido, como mostra o enunciado. Neste caso, não precisaria se importar com a chave ou com o código secreto. No entanto, mesmo que não encontre o portal mágico, ainda conseguirá sair se encontrar tanto a chave quanto o código secreto. Também há a chance de ele encontrar todos os itens, satisfazendo todas as condições.

Problema: Edy, um aventureiro, encontra uma trilha e resolve segui-la. Ao final desta encontra uma casa abandonada. Ao entrar percebe que é a casa de um mago. Ele avista uma pequena porta, parece um caminho secreto. Então ele entra, e segue este caminho. Ao final consegue chegar a uma sala cheia de tubos de ensaio com líquidos coloridos. Logo avista um de cor dourada. Percebe que é a tão famosa poção que transforma objetos em ouro. E resolve pegá-la. Entretanto assim que encosta nesta, a porta se fecha, deixando-o trancado. Edy se lembra de ter ouvido uma história parecida e que para sair deve encontrar a chave da porta e digitar o código secreto, ou então encontrar outra saída secreta, que é um portal mágico.

Pergunta: Edy consegue sair? Justifique sua resposta.

Questão 3 (3,0 pontos)

No livro didático, vimos como elaborar algoritmos pseudocódigo simples, usando os comandos sequenciais e os comandos condicionais. Agora, elabore um algoritmo pseudocódigo para resolver o problema abaixo:

"No reino Marmoca, para que uma donzela possa se casar, ela deve ter 3 pretendentes. Um destes deverá passar no teste de adivinhação para se tornar o noivo. Acreditava-se que amor era uma questão de sorte. Neste teste, a donzela escolhe um número qualquer. Após, cada pretendente tem uma chance para acertar o número escolhido pela donzela. Casa-se com a donzela o primeiro pretendente que acertar o número escolhido por ela. Caso nenhum dos pretendentes acerte o numero escolhido, a donzela deve ficar solteira por pelo menos mais um ano".

Faça um algoritmo para auxiliar no teste de adivinhação. Este deve permitir a digitação do numero escolhido pela donzela, os nomes e os números escolhidos por cada pretendente. Ao final, deve ser mostrada uma mensagem indicando se a donzela irá se casar ou não. Caso ela se case, informe o número do pretendente que se tornará noivo.

algoritmo "reino_marmoca"

// Função : Algoritmo para adivinhar resolver o problema conjugal da prinicesa

// do reino Marmoca. Lê o numero da donzela e os números dos 3

//

...

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