Locke
Resenha: Locke. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pacienza • 11/3/2014 • Resenha • 243 Palavras (1 Páginas) • 281 Visualizações
Locke é considerado o principal representante do impirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social. Para Locke nossa mente é como uma tabua rasa (tabua lisa ) e somente a experiência é que nos pode fornecer ideias. A experiência interna (reflexão ) revela os estados subjetivos : prazer, som ,sabor.
Escreveu alguns pensamentos sobre a educação que mais tarde vieram influenciar Rosseau,cartas sobre a tolerância que definiriam sua posição em matéria religiosa e sua obra prima ensaio soleré ,o entendimento humano,onde desenvolveu sua teoria sobre a origem e a natureza de novos conhecimentos; dedicou-se também a filosofia política.No primeiro tratado sobre o governo Cirú, critica a tradição que afirmava o direito divino dos reis, declarando que a vida política é uma invenção humana, completamente independente das questões divinas. No segundo tratado sobre o governo civil onde expõe sua teoria do estado liberal e a propiedade privada, para ele o poder deve ser separado entre o legislatório, o executivo e o judiciário, sendo que o legislativo tem primazia. O poder vem do povo que pode fazer uma revolução se o poder estabelecido violar as regras do contrato. O obrigatório deste governo era garantir as liberdades individuais, não permitindo que a população caísse sob o poder de um tirano ou de um governo externo . A separação da igreja do estado é fundamental e a tolerância deve ser a regra. Suas ideias foram a grande inspiração para os criadores da constituição americana.
...