TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELOS ATÔMICOS

Pesquisas Acadêmicas: MODELOS ATÔMICOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução:

Imagine-se pequeno, muito pequeno, tão pequeno quanto desejar e comece a observar em seu entorno, no interior da matéria. Que objetos haveria neste mundo? Será que eles obedeceriam às mesmas leis da física que estamos acostumados? È nessa viagem que estamos entrando agora. E não estamos sozinhos. Grandes pensadores e cientistas estarão conosco e nos ajudarão a entender o mundo insólito do interior da matéria. Prepare-se para muitas surpresas e desafios.

Breve história dos elementos químicos:

Os alquimistas desempenharam um importante papel na história da Química, principalmente por aliarem aos princípios filosóficos a parte experimental. Praticada em diferentes culturas e desenvolvida ao longo de milênios, a alquimia buscava principalmente (mas não somente) a transformação de metais comuns em ouro ou prata (transmutação) e o elixir da vida. Em 1661, em sua histórica publicação The Sceptical Chymist , o cientista irlandês Robert Boyle baseia-se em experimentos para provar que a matéria não pode ser formada pelos clássicos quatro elementos e apresenta a hipótese que a matéria é formada por átomos e seus agrupamentos em movimento. Todos os fenômenos químicos eram resultado das colisões dessas partículas. Além do caráter científico da obra, Boyle reivindica que a Química não deveria mais ser subserviente à Medicina e à Alquimia, e que deveria ser elevada ao status de ciência. E ainda afirma, categoricamente, que qualquer teoria deveria ser provada experimentalmente antes de ser considerada verdadeira. Isaac Newton apoiava as ideias de Boyle e construiu sua própria teoria da natureza corpuscular da matéria.

O Modelo atômico de Dalton:

Vários pensadores propuseram que a matéria seria constituída por átomos, assim como havia pensado Demócrito e Leucipo. Todavia, até a primeira metade do século XIX, esse modelo ainda não era aceito pela comunidade científica.

Em 1808, o cientista inglês John Dalton publicou um livro apresentando sua teoria sobre a constituição atômica da matéria. O seu trabalho foi amplamente debatido pela comunidade científica e, apesar de ter sido criticado pelos físicos famosos da época, a partir de segunda metade do século XIX os químicos começaram a se convencer, pela inúmeras evidências, de que tal modelo era bastante plausível.

O modelo de Dalton baseava-se nas seguintes hipóteses:

• Tudo que existe na natureza é composto por diminutas partículas denominadas átomos;

• Os átomos são indivisíveis e indestrutíveis;

• Existe um número pequeno de elementos químicos diferentes na natureza;

• Reunindo átomos iguais ou diferentes nas variadas proporções, podemos formar todas as matérias do universo conhecidos;

Para Dalton o átomo era um sistema contínuo.

Apesar de um modelo simples, Dalton deu um grande passo na elaboração de um modelo atômico, pois foi o que instigou na busca por algumas respostas e proposição de futuros modelos.

O Modelo de Thomson

O primeiro modelo detalhado do átomo, proposto por J. J. Thomson em 1898, baseava-se na ideia de que o átomo era uma esfera de eletricidade positiva, onde estavam submersas partículas negativas denominadas elétrons. Foi Thomson que lançou a ideia de que o átomo era um sistema descontínuo, portanto, divisível. Mas sua descrição não era satisfatória porque não permitia explicar as propriedades químicas do átomo.

Na verdade, Lord Thomson, estava mesmo era envolvido na descoberta do elétron onde deu sua maior contribuição. Por se tratar de uma pessoa de alta influência na época, Thomson tratou de propor alguma explicação para o átomo. Seu modelo conhecido como pudim de ameixa, já que o átomo seria uma massa compacta com cargas alternadas em seu interior, foi muito infeliz mesmo para sua época e não teve muita contribuição como modelo atômico propriamente.

Modelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com