MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMENTE ACELERADO
Trabalho Universitário: MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMENTE ACELERADO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: deyseane • 28/7/2014 • 623 Palavras (3 Páginas) • 526 Visualizações
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR
CAMPUS JOSÉ RIBEIRO FILHO
NÚCLEO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA – NCET
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA – DQUI
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMENTE ACELERADO
Docente: Prof º. Dr. Judes Gonçalves Santos
Discentes:
Porto Velho – RO
Agosto/2013
OBJETIVOS
Pretende-se estudar o movimento retilíneo uniformemente acelerado medindo o tempo gasto por um objeto que desliza sobre um plano inclinado em movimento retilíneo uniforme utilizando uma esfera de metal em um tubo contendo líquido viscoso. Construir e analisar gráficos de grandezas físicas v e t, onde t e v representam tempo e velocidade respectivamente.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Nesta prática propõe-se analisar o Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado (MRUA), onde a aceleração escalar é uma constante diferente de zero e a velocidade escalar varia uniformemente com o tempo. O estudo do movimento mecânico, aqui, é restrito à cinemática, ou seja, não é necessário conhecer as relações do movimento com as forças a ele associadas.
Cinemática é a parte da mecânica que estuda e descreve os movimentos sem se preocupar com as suas causas. É comum, ao estudarmos o movimento de um corpo qualquer, tratá-lo como uma partícula, ou seja, todas as partes dele se movem na mesma direção e com a mesma velocidade. Todos os corpos que conhecemos estão em movimento, mesmo os que aparentam estar em repouso, pois estão em movimento em relação a algum outro corpo ou ponto do espaço. Sendo assim, a existência do movimento fica condicionada à variação da posição entre o referencial e a partícula analisada. Quando a posição de uma partícula varia em relação a um dado referencial, no decurso de um intervalo de tempo qualquer, diz-se que há movimento. Por outro lado, se a posição de uma partícula não varia em relação a um referencial, durante um intervalo de tempo, diz-se que essa partícula está em repouso. Então, considerando o movimento em apenas uma dimensão (unidimensional), devemos definir um sistema de referência (eixo x). Dessa maneira, podemos definir algumas grandezas físicas como: o deslocamento, a velocidade e a aceleração. As quais são todas grandezas vetoriais, ou seja, possuem módulo, direção e sentido.
Deslocamento: é quando uma partícula, em um intervalo de tempo, muda sua posição. Assim, se uma partícula - num primeiro instante - está na posição 1, e já – e num segundo instante - está na posição 2, à medida do deslocamento é dado por:
∆X= X2-X1
Velocidade: indica a rapidez com que
...