Massa Especifica.
Trabalho Universitário: Massa Especifica.. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: guardachuvamen • 7/10/2014 • 529 Palavras (3 Páginas) • 346 Visualizações
1. Objetivo da experiência -
O objetivo da experiência, será determinar a massa específica de alguns fluidos, como: água, álcool e glicerina.
2. Materiais utilizados –
Os materiais utilizados foram: - balança
- proveta de 100 ml
- Becker
- Fluidos ( água, álcool e glicerina )
3. Desenvolvimento da experiência (itens da montagem)
O desenvolvimento da experiência acontece da seguinte forma, primeiro pesamos a proveta vazia, para depois pesarmos a proveta com o fluido correspondente (água, álcool e glicerina). Depois subtraímos o peso da proveta cheia com o fluido, do peso da proveta vazia, assim obtemos a massa em gramas, mas precisamos conveter para KILOGRAMAS(Dividimos o valor por 1000)
Depois precisamos converter o volume da água, de ml para l, e de l para dm³, pegamos o valor em ml e dividimos por 1000, e novamente dividiremos por 1000 para convertermos para dm³ .
4. Valores típicos
AMOSTRA MASSA ESPECÍFICA
ÁGUA 997 kg / m³
ÁLCOOL 809 kg / m³
GLICERINA 1260 kg / m³
5. Resultados obtidos –
AMOSTRA VOLUME MASSA ESPECÍFICA
ÁGUA 50 ml 940 kg / m³
ÁLCOOL 50 ml 780 kg / m ³
GLICERINA 30 ml 1,179 kg / m³
6. Conclusões e Sugestões
Observando-se os valores obtidos no experimento e comparando-os com os valores teóricos, podemos perceber que houve uma pequena discrepância entre eles, mas não tão significativa, a qual pode ser notada pela diferença encontrada. Essa diferença entre os valores teóricos e os experimentais pode ser explicada por alguns erros que talvez possam ter ocorrido durante o experimento. Por exemplo, a balança poderia estar mal calibrada, erro humano na confecção do experimento, interferência do meio externo, no caso do álcool etílico, devemos levar em conta também a pureza de sua concentração. No geral, o experimento foi muito importante, pois aprendemos a determinar experimentalmente a massa específica de fluidos .
...