Matemática
Ensaios: Matemática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Christie • 19/4/2014 • 1.617 Palavras (7 Páginas) • 1.802 Visualizações
Filosofia e ética
Refletir sobre os conceitos de Ética, Cidadania e Trabalho.
MATOS, G. G. Comunicação, ética e responsabilidade social: tem tudo a ver.
http://www.rh.com.br/Portal/Comunicacao/Artigo/4680/comunicacao-etica-e-responsabilidade-social-tem-tudo-aver. html. Acesso: Janeiro, 2012.
PERISSÈ, Gabriel. A arte da palavra: Como criar um estilo pessoas na comunicação escrita. São Paulo:Manole,2003.
HORNSTEIN, Harley A., O abuso de poder e o privilégio nas organizações. Tradução Sônia Midori Yamamoto. São Paulo: Prentice Hall. 2003.
ATIVIDADE PROPOSTA
1) Algumas vezes, acompanhamos pela TV ou nos jornais casos de profissionais que cometeram erros em suas profissões, como, por exemplo, médicos, cirurgiões, enfermeiros e policiais. Em nome da Ética, é costume que colegas de profissão não apontem falhas cometidas ou testemunhem uns contra os outros, mesmo que essas eventuais falhas sejam fruto de irresponsabilidade profissional. Esse comportamento pode ser considerado ético? Justifique.
Não deveria ser considerado ético, pois quando há de fato um erro porque as condições não foram favoráveis estes profissionais não tem culpa (ou responsabilidade) total, porém quando um profissional não tem pleno conhecimento sobre o assunto ou não para e realmente ouve ou presta atenção sobre o tal, (como também já presenciei um profissional dizendo que não erra e que fazia tudo com perfeição) nestes casos então deveriam ser feitas sindicâncias ou acareações, e investigar os fatos para que se possa julgar, portanto não acho ético esse tipo de atitude.
2) Drogas: liberar ou reprimir?
REPRIMIR, pois se a sociedade tiver livre acesso aos narcóticos o número de ocorrências policiais terá um considerável aumento e tudo estará dentro da lei, por outro lado haverá também a degradação do ser humano pois não terá domínio sobre sua atividades, desempenho e pensamentos, sendo assim por exemplo quando uma pessoa estiver dependente do narcótico um traficante ou fornecedor (legal) poderá negociar parte dos bens do dependente sem que ele possa ter plena consciência do negócio efetuado.
3) O que significa ser profissional para a dinâmica de trabalho de nosso tempo?
Acredito que seja a interação e integração entre as pessoas e departamentos de uma empresa, partindo do seguinte principio que há uma facilidade de comunicação e resposta imediata.
4) O fragmento da letra de música a seguir faz uma diferenciação entre emprego e trabalho. Que diferença existe entre o trabalho enquanto fonte de dignidade e um simples emprego?
Música de trabalho
(Legião Urbana)
Sem trabalho eu não sou nada
Não tenho dignidade
Não sinto o meu valor
Não tenho identidade
Mas o que eu tenho
É só um emprego
E um salário miserável
Eu tenho o meu ofício
Que me cansa de verdade [...].
Em minha opinião trabalho é a atividade em que a pessoa se realiza, que acredita, que gosta de realizar e que se sente valorizada, já o emprego é uma atividade que a pessoa tem para não ficar ociosa mas que não acredita, gosta ou realiza em sua plenitude mas atua pura e simplesmente para ter de onde tirar seu “ganha pão”.
5) Por que o profissional ético é necessariamente uma pessoa ética?
Porque este tipo de característica já provem do individuo, portanto este profissional age desta maneira na maioria das ocasiões fazendo parte da sua vida pessoal e particular acredito que raramente ele tenha uma atitude que não venha condizer com esta ética que está “embutida” em seu cotidiano.
6) A carta do Cacique Seattle, apresentada a seguir, possui trechos que se ligam às definições tanto de Ética quanto de Cidadania. Identifique dois trechos e justifique sua respectiva ligação com a Ética e/ou com a Cidadania.
Carta do chefe (Cacique) Seattle, em 1855:
O grande chefe de Washington mandou dizer que quer comprar a nossa terra. O grande chefe assegurou-nos também da sua amizade e benevolência. Isso é gentil de sua parte, pois sabemos que ele não necessita da nossa amizade. Nós vamos pensar na sua oferta, pois sabemos que, se não o fizermos, o homem branco virá com armas e tomará a nossa terra. [...]
Como pode-se comprar ou vender o céu, o calor da terra? Tal idéia é estranha. Nós não somos donos da pureza do ar ou do brilho da água. Como pode então comprá-los de nós? Decidimos apenas sobre as coisas do nosso tempo. Toda esta terra é sagrada para o meu povo. [...]
Sabemos que o homem branco não compreende o nosso modo de viver. Para ele um torrão de terra é igual ao outro. Porque ele é um estranho, que vem de noite e rouba da terra tudo quanto necessita. A terra não é sua irmã, nem sua amiga, e depois de exauri-la ele vai embora. Deixa para trás o túmulo de seu pai sem remorsos.
Rouba a terra de seus filhos, nada respeita. Esquece os antepassados e os direitos dos filhos. Sua ganância empobrece a terra e deixa atrás de si os desertos. Suas cidades são um tormento para os olhos do homem vermelho, mas talvez seja assim por ser o homem vermelho um selvagem que nada compreende. [...]
O ar é precioso para o homem vermelho, porque todos os seres vivos respiram o mesmo ar, animais, árvores, homens. [...] Se eu me decidir a aceitar, imporei uma condição: o homem branco deve tratar os animais como se fossem seus irmãos. Sou um selvagem e não compreendo que possa ser de outra forma. Vi milhares de bisões apodrecendo nas pradarias abandonados pelo homem branco que os abatia a tiros disparados do trem.
Sou um selvagem e não compreendo como um fumegante cavalo de ferro possa ser mais valioso que um bisão, que nós, peles vermelhas, matamos apenas para sustentar a nossa própria vida.
1) Nós vamos pensar na sua oferta, pois sabemos que, se não o fizermos, o homem branco virá com armas e tomará a nossa terra.
Pela ética
...