Mecânica Dos Fluidos
Casos: Mecânica Dos Fluidos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Miel21 • 2/12/2014 • 3.910 Palavras (16 Páginas) • 705 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP – DISTRITO FEDERAL
Disciplina: Mecânica dos Fluidos
Mecânica dos Fluidos
Brasília, Novembro de 2014.
Introdução
A mecânica dos fluidos é a parte da mecânica que estuda e analisa o comportamento dos líquidos tanto em equilíbrio quanto em movimento. Obviamente, o escopo da mecânica dos fluidos abrange um vasto conjunto de problemas. Muitas questões interessantes podem ser resolvidas se utilizarmos modelos simples de mecânica dos fluidos.
A lista das possíveis aplicações práticas, e também das perguntas envolvidas, é infindável; mas todas elas têm um ponto em comum, a mecânica dos fluidos. Assim torna-se muito importante o conhecimento desta disciplina.
1- Definição de Mecânica dos Fluidos, Conceitos Fundamentais e Sistema Internacional de Unidades.
Definição de Mecânica dos Fluidos.
A mecânica dos fluidos é o ramo da mecânica que estuda o comportamento físico dos fluidos e suas propriedades. Os aspectos teóricos e práticos da mecânica dos fluidos são de fundamental importância para a solução de diversos problemas encontrados habitualmente na engenharia, sendo suas principais aplicações destinadas ao estudo de escoamentos de líquidos e gases, máquinas hidráulicas, aplicações de pneumática e hidráulica industrial, sistemas de ventilação e ar condicionado além de diversas aplicações na área de aerodinâmica voltada para a indústria aeroespacial.
O estudo da mecânica dos fluidos é dividido basicamente em dois ramos, a estática dos fluidos e a dinâmica dos fluidos. A estática dos fluidos trata das propriedades e leis físicas que regem o comportamento dos fluidos livre da ação de forças externas, ou seja, nesta situação o fluido se encontra em repouso ou então com deslocamento em velocidade constante, já a dinâmica dos fluidos é responsável pelo estudo e comportamento dos fluidos em regime de movimento acelerado no qual se faz presente a ação de forças externas responsáveis pelo transporte de massa.
Aplicações:
Ação de fluidos sobre superfícies submersas. Ex.: barragens.
Equilíbrio de corpos flutuantes. Ex.: embarcações.
Ação do vento sobre construções civis.
Estudos de lubrificação.
Transporte de sólidos por via pneumática ou hidráulica. Ex.: elevadores
hidráulicos.
Cálculo de instalações hidráulicas. Ex.: instalação de recalque.
Cálculo de máquinas hidráulicas. Ex.: bombas e turbinas.
Instalações de vapor. Ex.: caldeiras.
Ação de fluidos sobre veículos (Aerodinâmica).
Conceitos fundamentais.
A definição de fluido é introduzida, normalmente, pela comparação dessa substância com um sólido. Fluido é uma substância que não têm uma forma própria, assume a forma do recipiente. Feito experiências mais complexas, chega-se a conclusão que fluidos é uma substância que se deforma continuamente, quando submetida a uma força tangencial constante qualquer ou, em outras palavras, fluido é uma substância que, submetida a uma força tangencial constante, não atinge uma nova configuração de equilíbrio estático.
Assim os fluidos compreendem as fases liquida e gasosa das formas físicas na qual a matéria existe. A distinção de um fluido e o estado sólido da matéria é clara quando se compara os seus comportamentos. Um sólido deforma-se quando uma tensão de cisalhamento lhe é aplicada, mas não continuamente.
O conhecimento e a compreensão dos conceitos básicos da mecânica dos fluidos são essenciais para qualquer sistema no qual o fluido é o meio operante. O projeto de vir, virtualmente, todos os meios de transporte, requer aplicação da mecânica dos fluidos. Aí se incluem aeronaves para voo supersônico, máquinas terrestres, hovercraft, aeronaves de decolagem e aterrissagem verticais, navios, submarinos e automóveis.
A análise de qualquer problema em mecânica dos fluidos começa, necessariamente, seja de modo direto ou indireto, com declarações das leis básicas que regem o movimento dos fluidos. As leis básicas aplicadas ao fluido são:
Conservação da massa.
Segunda Lei de Newton para movimento.
Principio de quantidade de movimento angular.
Primeira Lei da termodinâmica.
Segunda Lei da Termodinâmica.
Classificação - Líquidos:
Admitem superfície livre.
São incompressíveis.
Indilatáveis.
Gases:
Não admitem superfície livre.
Compressíveis.
Dilatáveis.
Sistema Internacional de Unidades.
O SI (System International d'Unités) é uma extensão e refinamento do sistema métrico tradicional. Mais de 30 países declararam o SI como o único sistema legalmente aceito.
Unidade de comprimento.
O metro é o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vazio durante um intervalo de tempo de 1/299792458 s.
Unidade de massa.
O quilograma é a unidade de massa; é igual à massa do protótipo internacional do quilograma.
Unidade de tempo.
O segundo é a duração de 9192631770 períodos da radiação correspondente à transição entre os 2 níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133.
Unidade de intensidade de corrente eléctrica.
O
...