Modelos Atômicos
Trabalho Escolar: Modelos Atômicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabicorreia • 4/6/2014 • 667 Palavras (3 Páginas) • 170 Visualizações
Como é o Modelo Atômico:
Dalton:
Em 1808 Dalton publicou o trabalho Absorção de gases pela água e outros líquidos, neste delineou os princípios de seu modelo atômico.
Segundo Dalton:
• átomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes entre si;
• átomos de um mesmo elemento possuem propriedades iguais e de peso invariável;
• átomo é a menor porção da matéria, e são esferas maciças e indivisíveis;
• nas reações químicas, os átomos permanecem inalterados;
• na formação dos compostos, os átomos entram em proporções numéricas fixas 1:1, 1:2, 1:3, 2:3, 2:5 etc.;
• o peso total de um composto é igual à soma dos pesos dos átomos dos elementos que o constituem.
Em 1808, Dalton propôs a teoria do modelo atômico, onde o átomo é uma minúscula esfera maciça, impenetrável, indestrutível, indivisível e sem carga. Todos os átomos de um mesmo elemento químico são idênticos.
Thomson:
Elétrons podem ser retirados de um átomo deixando um íon positivo que tem massa bem maior que um elétron. Talvez, portanto, cada átomo seja composto de uma parte positiva grande e pesada mais uma quantidade de elétrons menores e mais leves. Especificamente, o modelo do átomo de Thomson era uma esfera de carga elétrica positiva na qual estavam contidos alguns elétrons.
Em 1897, o físico inglês J. J. Thomson demonstrou que os raios catódicos podiam ser interpretados como um feixe de partículas carregadas, que foram chamadas elétrons. A atribuição de carga negativa aos elétrons foi uma atribuição arbitraria.
Em 1904, Thomson apresentou o seu modelo atômico: uma esfera positiva na qual os elétrons estão distribuídos mais ou menos uniformes.
Rutherford:
Nesta experiência, utilizando uma fonte radioativa para emitir particulas alfas, um Geiger contador , e uma fina folha de ouro(fina ao ponto de existir rumores de que provavelmente a folha continha apenas 10 mil atomos, ou seja, basicamente uma camada de átomos), ele mediu o numero de partículas alfa que atravessaram esta folha. Porém, ele percebeu que embora muitas das particulas atravessam a folha(como já era previsto pelo modelo átomico em rigor naquela epoca), um número muito pequeno de particulas alfa eram refletidas ou sofriam desvio por esta folha. Com base nisto, Ernest Rutherford montou a sua teoria.
Em 1911, Rutherford apresentou a sua teoria para o seu modelo atômico, afirmou que o modelo vigente até então, também conhecido como "pudim de passas", que foi feito por Thomson, estava incorreto. Rutherford afirmou com seu experimento, que o átomo não era apenas uma esfera maciça de carga elétrica positiva incrustada com elétrons como dizia J. J. Thomson. Segundo Rutherford, o átomo teria na verdade um núcleo de carga elétrica positiva de tamanho muito pequeno em relação ao seu tamanho total, sendo que este núcleo, que conteria praticamente toda a massa do átomo, estaria sendo
...