TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentacao De Cargas

Trabalho Escolar: Movimentacao De Cargas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo

Dentro do grupo de máquinas transportadoras pode-se encontrar a ponte rolante, a talha e o pórtico. Estes equipamentos são bastante utilizados nas indústrias metalúrgicas, mecânica, cimento e de pré-moldados, centros de distribuição de aço, entre outras empresas e segmentos.

Palavras chave: Construção Mecânica, Pórtico, Aços Estruturais, Vigas.

1. Introdução

O parque industrial brasileiro evoluiu muito ao longo dos anos. O desenvolvimento industrial do país iniciou com a chegada da indústria automobilística na década de 50, foi quando surgiram também as indústrias complementares as (autopeças). Durante a década de 60 alem da fabricação de bens de capital, o país mostrava um crescimento apreciável nos setores de energia hidroelétrica, transporte, mineração e siderurgia. Durante os anos 70 o crescimento dos diversos setores industriais existente no Brasil, foram impulsionados por incentivos do governo. Nas décadas seguintes, o país apresentava-se como uma boa opção as industriais estrangeiras. Com a migração das multinacionais, ocorreram também desenvolvimentos nas áreas de pesquisa e tecnologia, muitos trabalhos manuais foram sendo substituídos por maquinas. Diante desse contexto, equipamentos destinados à movimentação de cargas, como pontes rolantes, pórticos, guindastes, talhas, empilhadeiras, esteiras transportadoras dentre outros, foram e continuam sendo construídos de acordo com as necessidades. Atualmente os setores de engenharia possuem material de pesquisa e tecnologia como, softwares confiáveis que possibilitam o desenvolvimento e execução de projetos destes equipamentos, oferecendo a garantia de resistência, qualidade, segurança e melhoria nas condições de trabalho.

2. Objetivo

Dimensionar um equipamento mecânico, com capacidade para sustentar e movimentar cargas dentro de um ambiente industrial, a fim de melhorar a logística interna bem como os serviços operacionais.

Apresentar principais etapas do desenvolvimento do projeto para construção mecânica, dando ênfase às características de matérias e esforços solicitantes no equipamento.

3. Revisão Bibliográfica

3.1 Estrutura - Conjunto de elementos de construções composto com finalidade de receber e transmitir esforços. (Sarkis, 2007)

3.2 Vigas - São elementos estruturais projetados para suportar cargas aplicadas perpendicularmente aos seus eixos longitudinais. Na escolha da viga para um projeto, são consideradas principalmente as tensões de cisalhamento e flexão decorrentes cargas. As tensões de compreensão e axial são tão pequenas que geralmente não se aplicam para cálculo. As vigas são geralmente fabricadas em aço ou madeira. A seção da viga em aço pode ser obtida, pelo processo de laminação a quente e as propriedades e formas destes perfis laminados são tabeladas pela (American Institute of Steel Construction). No caso de construção de viga, tipo caixão, de seção retangular, suas propriedades devem ser calculadas. (Hibbeler, 2010)

3.3 Coluna - Elementos estruturais compridos e esbeltos sujeitos a uma força de compressão axial e a deflexão lateral (flambagem). (Hibbeler, 2010)

3.4 Elementos de máquinas – Segundo Passos (2011) A qualidade dos equipamentos projetados para elevação e transporte de cargas, tem relação direta com os componentes utilizados bem como suas especificações técnicas.

3.5 Máquinas de elevação e transporte de cargas – Conforme Rudenko (1976), máquinas e equipamentos de elevação de transporte, são utilizados para movimentar cargas em ambientes industriais, armazéns, construções, fábricas, recarga de material e portos dentre outros.

3.6 Movimentação de Carga – De acordo com Passos (2011), a técnica de movimentação de cargas, consiste nas operações de elevação, transporte e descarga de objetos ou materiais, podendo ser realizada manualmente ou por sistema mecânico. Segundo Rudenko, as máquinas de elevação e transporte podem ser classificadas em três grupos segundo a características de seus projetos: Máquinas de Elevação, Equipamentos de Transporte e Equipamento de Superfície e Elevado.

3.7 O Atrito - É uma força de contato que atua entre dois corpos, sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com