Métodos de avaliação de impacto ambiental
Artigo: Métodos de avaliação de impacto ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alxsander • 28/2/2015 • Artigo • 426 Palavras (2 Páginas) • 147 Visualizações
Métodos de Avaliação de impacto Ambiental
Para saber qual vai ser o impacto ambiental que o meio ambiente vai sofrer com a ação do homem ou em algum de seus componentes, é feito uma Avaliação de Impacto Ambiental, para isso existem vários métodos, neste trabalho vou citar três: Redes de Interação, Superposição de Cartas e a Simulação.
1 - Redes de Interação:
Esse método utiliza diagramas, gráficos ou fluxogramas para relacionar uma sequencia de possíveis impactos no meio ambiente, mostrando os impactos diretos e indiretos que o meio ambiente pode sofrer por causa de um empreendimento.
Esse método visualiza sem precisão o que o meio ambiente pode sofrer lá na frente, essa é uma das desvantagens dele, pois não conseguimos saber se o impacto é a curto ou longo prazo, não é informado valores e a falta de informações dificulta a sua elaboração.
Segue abaixo exemplo de um diagrama da Rede de Interação de um grande projeto:
Implantação de grande projeto industrial ou grande obra civil
Atração de pessoas em busca de empregos e oportunidades
Ocupação de áreas para moradia de populações de baixa renda
Lançamento de resíduos sólidos e esgotos não tratados
Poluição hídrica e degradação das condições sanitárias dos corpos d’água
Aumento da incidência de doenças de veiculação hídrica
Aumento da demanda por Serviços de saúde
Atração de mão de obra para construção
2 – Superposição de Cartas:
Esse método identifica através de vários mapas, cada um destacando um aspecto ambiental diferente de uma mesma área indicando a áreas de maior valor ambiental onde o impacto é mais significativo. Para a definição de locais apropriados de determinados empreendimentos, a realização de diagnósticos ambientais e planejamento territorial, esse método tem sido muito usado.
A vantagem desse método é que conseguimos visualizar qual é o impacto que vai causar nos diferentes aspectos ambientais tendo a informação de todos os dados. As desvantagens são a difícil integração de dados sócio econômico, não considera a dinâmica dos sistemas e não mostra o tamanho do impacto, se vai ser grande ou pequeno para o meio ambiente.
3 – Simulação
O método da simulação usa modelos matemáticos e pode apresentar bons resultados para prevenir situações especificas como a capacidade de um córrego se recuperar naturalmente depois de receber matéria orgânica, dispersão de poluentes atmosféricos, permitindo estimar ou prever o comportamento de poluentes atmosféricos emitidos por uma determinada fonte. A vantagem desse método é que considera a dinâmica do sistema, interações entre fatores e impactos e variável temporal, infelizmente os custos são altos e a representação de qualidade imperfeita.
Para se obter uma avaliação do impacto ambiental com mais precisão, o certo é fazer a combinação
...