NATURA
Ensaios: NATURA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LPME • 24/3/2015 • 5.943 Palavras (24 Páginas) • 195 Visualizações
Sustentabilidade
By carolbmelo | Studymode.com
SUMÁRIO
Objetivo .....…………………………………………………………………...Pag 3
Justificativa ……….…………………………………………………………..Pag 3
Introdução …………………………………………………………………...Pag 4
Crescimento e Progresso X Ecodesenvolvimento ........................…….Pag 5
Discussões Sobre o Desenvolvimento Sustentável ..............................Pag 6
Sustentabilidade Empresarial ...............................................................Pag 8
Natura Sustentável ................................................................................Pag 9
Impacto dos Produtos ............................................................................Pag 11
Entidades e Associações ......................................................................Pag 13
Relatório de Sustentabilidade Natura ...................................................Pag 14
Conclusão .............................................................................................Pag 17
Referências Bibliográficas ....................................................................Pag 18
OBJETIVO
Verificar a aplicação pratica de ações sustentáveis nas organizações, tendo como ponto de referência as ações da Natura, analisando as formas que essas praticas podem contribuir para o desenvolvimento da empresa.
JUSTIFICATIVA
O que nos motivou na escolha deste tema é a saber se realmente as empresas praticam efetivamente a gestão sustentável de seus negocios.
INTRODUÇÃO
A concepção de responsabilidade social por parte das empresas vem sendo bastante difundida. Especialmente nos países mais desenvolvidos, as empresas enfrentam, crescentemente, novos desafios impostos pelas exigências dos consumidores, pela pressão de grupos da sociedadeorganizada e por legislações e regras comerciais que demandam, por exemplo, proteção ambiental, produtos mais seguros e menos nocivos à natureza e o cumprimento de normas éticas e trabalhistas em todos os locais de produção e em toda a cadeia produtiva.
A responsabilidade social corporativa, definitivamente se tornou uma importante ferramenta para a sustentabilidade das organizações. Hoje, os conceitos que norteiam uma gestão socialmente responsável a relação ética e transparente com todos os públicos que se relacionam com a empresa para o desenvolvimento do seu negócio e da sociedade, preservando-se os recursos ambientais e humanos para as gerações futuras – trazem vários benefícios para as organizações.
Na primeira metade do século XX, cientes da importância do seu papel social, as empresas passaram a se mostrar mais comprometidas com todos à sua volta, com a comunidade. Surgiram, então, os investidores sociais, que aplicam seus próprios recursos em projetos de interesse público, não através apenas da prática da caridade, mas por meio de ações voluntárias, planejadas e acompanhadas de perto. Tinham, e ainda têm, como objetivo melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e fortalecer laços de confiança com eles.
Neste trabalho iremos abordar todo o conhecimento teorico relacionado com a abordagem nas empresas, em especifico a Natura. Identificando suas ações sustentaveis, seu posicionamento no mercado, projetos sociais e como esas praticas podem ser inseridas no seu planejamento estratégico.
CRESCIMENTO E PROGRESSO X ECODESENVOLVIMENTO
O crescimento é inevitável, é preciso criar uma estrutura para suportá-lo, supri-lo; de maneira a produzir mais, reciclar mais, conscientizar mais, econsumir menos. A população tem que agir menos agressivamente em relação ao meio ambiente, pois os recursos naturais são limitados. Para a CIMA – Comissão Interministerial para Preservação da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (BRASIL, 1991) a ótica populacional implica em dois fatores, o primeiro é constituído pela concentração progressiva da população em cidades, adensando o meio urbano e produzindo, em conseqüência, problemas ambientais; o segundo reflete a distribuição desigual do espaço, tanto no que diz respeito aos recursos naturais como nas atividades econômicas. A superposição destes dois fatores implica em níveis diferentes de intensidade dos problemas ambientais (além dos econômicos e sociais).
Produzir degradando menos de forma mais limpa e reduzindo o consumo são fatores a serem mais disseminados e realizados. No entanto, se depara com as desigualdades sociais; e mesmo assim, sob essas condições o país cresce, sem controle, a população aumenta e conseqüentemente avolumam-se os problemas sociais, políticos, econômicos, e em especial os relacionados ao meio ambiente, fazendo com que os recursos naturais fiquem escassos mais rapidamente. Os seres humanos têm um futuro comum, o que afeta uma
sociedade afeta todo o mundo.
O modelo atual de desenvolvimento econômico vem gerando enormes desequilíbrios sociais. Em outras palavras, nunca houve tanto crescimento, riqueza e fartura ao lado de tanta miséria, degradação ambiental e a poluição, e é neste cenário que se encaixa o desenvolvimento sustentável, como uma maneira de equilibrar e dar continuidade a atividades essenciais a qualidade de vida. É neste cenário que surgem os ideais sobre odesenvolvimento sustentável.
DISCUSSÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
As primeiras discussões sobre ecodesenvolvimento foram engendradas pelo Clube de Roma, organização formada em 1968 por iniciativa do industrial italiano Aurelio Peccei, com o objetivo de examinar o complexo de problemas que desafiavam a humanidade: a pobreza em meio à riqueza; a degradação do meio ambiente; a perda de confiança nas instituições; o crescimento urbano descontrolado; a insegurança no emprego; a alienação da juventude; a rejeição de valores tradicionais; e a inflação
...