Nutrição Aplicada á Enfermagem - Aula 3
Trabalho Escolar: Nutrição Aplicada á Enfermagem - Aula 3. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 101921 • 6/10/2014 • 970 Palavras (4 Páginas) • 942 Visualizações
Questionário - Tentativa 1
Question 1
Notas: 1
Observe a figura, a seguir, em relação ao Índice de Massa Corporal (IMC):
Fonte: <http://www.freeimages.com/photo/1159094> e <http://www.freeimages.com/photo/288013>. Acesso em: 7 jun. 2014
Assinale a alternativa correta:
Escolher uma resposta.
a. O IMC é um parâmetro bioquímico para avaliação do estado nutricional de pacientes.
b. Pela classificação da OMS, os pacientes são classificados como eutróficos (normais).
c. O cálculo do IMC é um parâmetro para avaliação nutricional subjetivo, pois não leva em consideração a composição corporal dos pacientes.
d. O IMC mostrado nas figuras diz que os dois pacientes estão acima do peso e deveriam emagrecer.
e. O IMC não é um parâmetro muito utilizado para avaliar o estado nutricional de pacientes.
Question 2
Notas: 1
Uma enfermeira realizou as avaliações iniciais de um paciente que acabou de ser internado em sua ala. Quando se dirigiu ao paciente, ela percebeu que a paciente apresentava os seguintes sinais físicos: petéquias (manchas vermelhas na pele), gengiva que sangrava com facilidade, muitos hematomas na pele e pelos encravados. Esse paciente pode estar com deficiência de qual nutriente?
Escolher uma resposta.
a. Vitamina B.
b. Vitamina K.
c. Ferro.
d. Proteínas.
e. Vitamina C.
Question 3
Notas: 1
Leia o texto a seguir:
A determinação da composição corporal tem grande importância na prática clínica e na avaliação de populações, devido, principalmente, à associação da gordura corporal com diversas alterações metabólicas. Vários estudos demonstram que a quantidade de tecido adiposo e sua distribuição estão associadas a elevados valores de pressão arterial, dislipidemias, com concentrações elevadas de triglicerídeos e reduzidas de colesterol de alta densidade (HDL), intolerância à glicose e resistência insulínica, os quais contribuem para a elevação do risco cardiovascular. Diante da influência da quantidade de gordura corporal no estado de saúde dos indivíduos, são necessários métodos capazes de avaliar, de forma precisa e confiável, a quantidade de gordura corporal em relação à massa corporal total.
Fonte: REZENDE, Fabiane Aparecida Canaan et al. Aplicabilidade de equações na avaliação da composição corporal da população brasileira.Rev. Nutr., Campinas, v. 19, n. 3, jun. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732006000300007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 jun. 2014.
Realizamos a estimativa de composição corporal de pacientes hospitalizados com as seguintes pregas:
Escolher uma resposta.
a. Coxa, suprailíaca, bíceps e tríceps.
b. Subescapular, suprailíaca, tríceps e bíceps.
c. Coxa, suprailíaca, bíceps e peitoral.
d. Subescapular, peitoral, tríceps e bíceps.
e. Bíceps, peitoral, abdominal e tríceps.
Question 4
Notas: 1
Avalie o paciente a seguir pela triagem nutricional NSR 2002:
Paciente P.I.F., 45 anos, mulher, peso de 60 kg, 1,65 m de altura, está com diagnóstico de úlcera estomacal e relata ter perdido 3 kg nos últimos 3 meses pela diminuição da alimentação após o diagnóstico. A paciente permanece internada para medicação para tratamento de sua dor, apresentando um estado clínico estável, porém ainda com muita dor. A paciente está aceitando 80% da dieta fornecida pelo hospital.
Assinale a alternativa correta em relação à conclusão da avaliação dessa paciente:
Escolher uma resposta.
a. A paciente não apresenta risco de desnutrição. Só foi preenchida a primeira parte da avaliação. Não precisa ser realizada nenhuma outra avaliação durante a internação.
b. A paciente não apresenta risco de desnutrição. Só foi preenchida a primeira parte da avaliação. Ela deverá
...