Nutrição E Sistema Imunologico
Ensaios: Nutrição E Sistema Imunologico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elenylson • 11/10/2013 • 586 Palavras (3 Páginas) • 383 Visualizações
Nutrição e fortalecimento do sistema imunológico.
Todos os dias o organismo da maioria das pessoas enfrenta uma batalha contra vários ataques como: stress, poluição, agrotóxicos, excesso de atividades físicas, contato com grandes cargas de vírus, bactérias, e em contrapartida, o corpo tenta reagir fortemente para se proteger. Neste meio, um dos sistemas mais requisitados é o imunológico. Porém, dependendo da individualidade, da sobrecarga e do tempo exposto a estes fatores de risco, poderá haver um enfraquecimento do sistema imunológico.
Nosso sistema imunológico funciona como um exército, no qual os soldados que são os anticorpos e os radicais livres terão forças ou não de contra ataque, dependendo das condições individuais, nutricionais e ambientais. Caso o ataque seja maior que as condições de defesa, onde ocorre maior quantidade de radicais livres produzidas, o inimigo terá condições de se proliferar e vencer, causando então várias patologias, desde simples gripes até doenças como uma pneumonia.
A melhor maneira de ser armar é enriquecer a alimentação com alimentos que além de nos nutrir tenham propriedades funcionais que estimulem nosso sistema de defesa , ou seja, apostar em alimentos ricos em substâncias chamadas de antioxidantes que combatem prontamente o aumento de radicais livres nestas situações de ataques.
Os principais antioxidantes são as Vitaminas A, C, E além de minerais como selênio, zinco. Num bom arsenal também deve conter substâncias ativas, como: bioflavonóides, licopeno, catequinas, isoflavonas.
A Vitamina D, diz-se hoje, ser essencial para um sistema imunológico fortalecido. A deficiência desta vitamina pode desequilibrar nosso sistema imune, pois ela possui um mecanismo que estimula alguns núcleos de nossos genes para alterar sua função quando há algum ataque ou fornecer uma rápida resposta nas membranas celulares.
De onde recrutar este exército de antioxidantes?
Da sua própria geladeira! É, eles estão todos à sua frente e, muitas vezes você nem os dá atenção como deveria. Os alimentos são as principais fontes de antioxidantes.
A variedade que existe hoje é imensa, além disso os alimentos ricos em antioxidantes são saborosos, muito melhor que se tivéssemos que ingerí-los apenas via medicamento (imagina!).
NUTRIENTES E ONDE ENCONTRA-LOS
Vitamina C: Frutas cítricas e vegetais verde escuros: laranja, limão, acerola, kiwi, couve, brócolis
Vitamina A: Abóbora, cenoura, manga, brócolis, fígado, damasco e batata doce
Vitamina E: Germe de trigo,óleo de soja, arroz, milho ,nozes,gema de ovo
Vitamina D: Manteiga, óleos vegetais( girassol, milho, canola), gema de ovo
Selênio: Castanha do pará,
Zinco: Carnes peixes, cerais integrais, feijões, nozes
Bioflavonoides: Frutas cítrica, vermelhas e vegetais
...