O CONSULTORIO NA RUA
Por: ramonik • 1/9/2015 • Artigo • 2.550 Palavras (11 Páginas) • 252 Visualizações
TRABALHO DE CAMPO - ANÁLISE INSTITUCIONAL
INTRODUÇÂO
Atualmente há um número crescente de pessoas da população geral que estão excluídas da sociedade, comprometendo sua saúde, tanto físicas como psíquica, e conseqüentemente da sua sobrevivência. São as ruas onde muitas dessas pessoas buscam “acolhimento”, ao mesmo tempo em que se depara com situações e comportamentos de riscos, entre estes o uso de drogas e álcool. O aumento do consumo de drogas, por sua vez, constitui um grave problema de saúde pública em todo o mundo, que passou a ser relacionado à pobreza, violência, abandono, insucessos pessoais, sendo alvo de planejamento de várias estratégias para minimizá-lo. Desde modo a oferta principal do assistente social no Consultório na Rua é o atendimento social de modo a facilitar, na medida do possível, a “desexclusão”. Assim este trabalho aborda fenômenos distintos que se interligam; o uso de drogas e o viver na rua, o espaço sócio-ocupacional enquanto instituição, analisando os agentes institucionais e as possibilidades e desafios de intervenção do Serviço Social.
ANÁLISE INSTITUCIONAL
O Consultório de Rua surgiu no início de 1999, em Salvador, na Bahia, realizada pelo Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas – CETAD, instituição criada como extensão da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O projeto foi idealizado pelo Prof. Antônio Nery Filho no início dos anos noventa, como uma resposta ao problema das crianças em situação de rua e uso de drogas (Brasil, 2010).
Ipatinga inova na consolidação da rede de atenção à saúde e socioassistencial. O município é o primeiro da Região Metropolitana do Vale do Aço e do colar metropolitano a implantar uma equipe do "Consultório na Rua". Desenvolvido em parceria com o Governo Federal, o programa tem por objetivo ofertar atendimento à população que vive na rua em situação de vulnerabilidade, especialmente os usuários de álcool e drogas, além de pacientes com transtorno mental (Ipatinga, 2014).
O Consultório na Rua está atuando no município de Ipatinga desde fevereiro de 2014, regulamentado pela Portaria 112/11, trata-se de um serviço de atenção Básica que trabalha intersetorialmente em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, não possui sede própria, pois atualmente encontra-se instalado em uma sala dentro da UISA (Unidade de Saúde do Cidade Nobre), localizado na Rua Candido Portinari, n 784, bairro Cidade Nobre, Ipatinga/MG, local de difícil acesso para os usuários, uma vez que a maioria das pessoas que se encontram em situação de rua preferem se aglomerar nas proximidades central da cidade. No momento a sala onde os profissionais utilizam possui apenas uma mesa com uma cadeira, não possui qualquer outro tipo de material permanente e ainda divide o computador com a equipe do Programa de Hiper Tensão na sala ao lado. E ainda a profissional de enfermagem carrega consigo a mochila contendo os medicamentos necessários na utilização dos atendimentos realizados aos usuários.
Os objetivos da instituição são: realizar o mapeamento dos principais pontos de uso de droga em locais público, para possíveis locais de atendimento; identificar a rede que irá intervir junto aos usuários de drogas e suas respectivas famílias; realizar cuidados básicos de saúde a usuários de álcool e outras drogas no espaço de rua; oferecer orientação, prevenção e acompanhamento de doenças infecto-contagiosas associadas ao uso indevido de álcool e drogas; realizar encaminhamentos aos demais serviços da rede; realizar acompanhamento com os pacientes com Tuberculose, HIV e DSTs que se encontra em situação de rua e estão sem tratamento e promover a inserção de moradores de rua em situação de exclusão social, possibilitando um espaço concreto do exercício de direitos e cidadania. (Ipatinga, 2014).
Os servicos ofertados pela equipe de atuação do consultório na rua atua in loco, de forma itinerante em um veículo adaptado e equipado por meio de ações integradas e compartilhadas com a rede de Átençao a Saúde, com os serviços e/ou instituiçoes componentes do Sistema Único de Assistência Social e com outras instituiçoes públicas e da sociedade civil para as finalidades de intervenção , para Átenção Integral a Saúde da população de rua em situação de rua.
O Consultório na Rua trabalha com uma equipe multiprofissional composta por enfermeiro, psicólogo, assistente social, técnico de enfermagem e dois agentes sociais. Para se deslocarem até os prontos pré-estabelecidos, os profissionais contam com um suporte de veículo (Doblò), que funcionará como base móvel para as ações do Consultório na Rua, além de um motorista.
Os objetivos de atuação da equipe são: garantir assistência e ampliar o acesso destes usuários a rede de atenção a saúde e ofertar de maneira mais oportuna a atenção integral a saúde; construir vínculos entre usuário e equipes de serviços de saúde; fomentar laços sociais; disponibilizar informações, orientações e distribuição de insumos de proteção a saúde, numa lógica de Redução de Danos; promover atendimentos, intervenções e cuidados por equipe multiprofissional (Psicológia, Serviço Social e Enfermagem); assegurar o cuidado no território, trabalhando a integralidade, garantindo uma atenção diversificada; manter contato permanente da rede de saúde e Intersetorialidade, visando a sensibilizaçao dos serviços e profissionais da rede para o acolhimento com qualidade aos usuarios de droga em situação de rua e garantir o alinhamento com as diretrizes da Política para Átençao Integral a Pessoas que usam Álcool e outras Drogas, da política nacional de saúde Mental, da Política Nacional de DST/AIDS, da Política de Humanizaçao e da Política de Átençao Básica do Ministério da Saúde (Ipatinga, 2014).
O olhar do Consultório na na Rua recai sobre a saúde de cada pessoa, por cumprir um direito garantido pela Constituicao Federal (1988) - “o acesso a serviços de saúde”, neste sentido Baremblitt (1998) ressalta que o Brasil precisa é de uma política de saúde que não começa nem acaba no campo da medicina. Seus problemas têm efeito médicos, tem suas causas diretas nos problemas de habitação, de vestuário e de saneamento básico.
O SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO
O trabalho do profissional de Serviço Social no Consultório na Rua iniciou-se em 2014 com implantação do Consultório na Rua no município, desde então o assistente social desenvolve suas atividades planejadas e de acordo com as demandas apresentadas no momento.
...