O CONTEXTO EMPRESARIAL
Monografias: O CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: manumaxum • 20/5/2014 • 5.923 Palavras (24 Páginas) • 138 Visualizações
SÚMARIO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A Contabilidade na Gestão Empresarial
2.2 Processo administrativo
2.2.1 Planejar
2.2.2 Organizar
2.2.3 Dirigir
2.2.4 Controlar
2.3 Ambiente das organizações
2.3.1 Ambiente-tarefa
2.3.2 Macroambiente
2.4 Aspectos Jurídicos relevantes para o profissional da contabilidade
2.5 Principais operações matemáticas
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem a finalidade de ampliar o entendimento do processo contábil e Mostrar aos profissionais da área e outros interessados uma analise sobre os principais estudos desenvolvido nesse período e minha visão critica confrontando e analisando o contexto empresarial. , visando um estudo de aproximação com maior entendimento de uma forma clara e objetiva.
A Contabilidade segue um processo infindável de inovações . E através dessa inovação que venho destacar nesse resumo abranger vários aspectos tanto jurídicos como o elemento funcional das organizações . Analisar o desenvolvimento administrativo em sua totalidade .
Mostrar a utilidade dessa ferramenta indispensável no desenvolvimento das atividades contabil e no processo administrativo . Considerando o avanço da tecnologia que está cada vez mais presente na vida de um contador. evidenciar sua importância na estrutura empresarial .
Por meio de estudos em livros e em sites relacionados, estarei desenvolvendo pesquisa relacionada ao tema, além de buscar informações no campo de trabalho já que a contabilidade esta presente em nosso dia a dia , de modo a realizar um estudo das características principais e funcionalidades dessa Ciência contábil.
2 DESENVOLVIMENTO
A contabilidade é a base fundamental e indispensável para a gestão de negócios. os responsáveis pela gestão das empresas de uma forma ampla entendem que a segurança imposta pela qualidade das informações contábeis busca além de um simples cálculo de impostos abranger o conhecimento das legislações comerciais, previdenciárias e legais para um capacidade uniforme na tomada de decisões .
A estrutura da empresa necessita dos registros e controles contábeis de forma á adequar-se ao interesse empresarial . Uma contabilidade completa não e apenas livros (diário,razão ,inventario ,conciliação ,etc..). A contabilidade não poder ser vista só para fins burocráticos nos dias de hoje a contabilidade tem demandado a estrutura empresarial a buscar soluções para enfrentar a política econômica atual .
2.1 A Contabilidade na Gestão Empresarial
o custo médio de uma contabilidade de uma empresa em qualquer segmento não chega a 1/3 dos benefícios que uma entidade cercada por informações tem a seu favor pois este será um fator de competitividade com seus concorrentes e a tomada de decisões se tem com informações precisas divulgada com a escrituração dos fatos e documentos que os direcione dentro de uma técnica comprovadamente eficaz.
Mapa de Informações para Contabilidade gerencial :
1. Fluxo de Caixa e sua projeção
2. Equilíbrio nos cálculos
3. Precisão na analise dos indicadores
4. Elaboração e a posição dos custos
5. Controle orçamentário e estruturação do orçamento
6. Carga tributaria
Conceito
A contabilidade deve ser definitiva ,atualizada e respeitada como ferramenta de gestão como ferramenta de maior impacto administrativo e de cunho gerencial. como explica Tasso,(2005,p.1) ”Se existe um lugar onde estão centralizados todos os atos de gestão ele encontra-se na Contabilidade”.
A Contabilidade como gestão de impacto administrativo
Conforme regime sujeito a empresa nas normas legais e prevista em lei os registro de tributos . Provisão do IRPJ e CSLL (lucro real, presumido ou arbitrado). Para que o regime de competência seja preciso terá como base , relatórios detalhados do departamento de recursos humanos para Provisões de Férias e 13º Salário .
Fechamento de Contas bancárias dentro de condições favoráveis com extratos e diferenças demonstradas para que não afetem o regime de competência e a elaboração das pendências ,cheques não compensados , débitos , juros e encargos de toda natureza, tudo tem que estar contabilizado. A Base do Controle do patrimônio, depreciações, amortizações e exaustões, Regime de competência Receitas, custos e despesas.
Segundo Derbeck e Nagy (2001, p. 13), “a contabilidade de custos fornece os dados
detalhados sobre custos que a gestão precisa para controlar as operações atuais e planejar para o futuro”.
O regime de competência contábil é um aspecto básico para se ter o reconhecimento das receitas e gastos. No seu método os efeitos financeiros dos eventos nos períodos tanto recebidos ou pagos para todos os fins as normas brasileiras o elege como único parâmetro valido de utilização no meio empresarial.
Segundo Marion (2003, p. 25), “a contabilidade pode ser considerada como sistema de
informação destinado a prover seus usuários de dados para ajudá-los a tomar decisão”.
Wernke (2004, p. 11 e 12), define os investimentos como:
Gastos que irão beneficiar a empresa em períodos futuros. Enquadram-se nessa
categoria, por exemplo, as aquisições
...