O Cenário institucional
Por: jessica.suely • 11/5/2017 • Projeto de pesquisa • 5.079 Palavras (21 Páginas) • 635 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX – UNIFACEX
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
JESSICA SUELY SILVA DO NASCIMENTO
MARIA JULIANA HONÓRIO DA SILVA
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA (DAB)
NATAL/RN
2016
JESSICA SUELY SILVA DO NASCIMENTO
MARIA JULIANA HONÓRIO DA SILVA
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA (DAB)
Trabalho apresentando como pré-requisito de avaliação para a disciplina: Projeto de Intervenção em Serviço Social, do Curso de Serviço Social do UNIFACEX.
Supervisora Acadêmica: Prof. Msc. Iza Cristina Leal Bezerra
Supervisora de Campo: Assistente Social Isabel Cristina Lima.
NATAL/RN
2016
Aprovado em ____/_____/______
__________________________________________
<nome do aluno>
__________________________________________
<nome do professor orientador>
__________________________________________
<nome do supervisor na empresa>
LISTA DE ILUSTRAÇOES
....................
Quadro 1......................................
Legendas de ilustrações e tabelas – espaçamento simples
1 INTRODUÇÃO
A prática de Estágio Obrigatório I e II, direcionada ao 6° e 7º período do curso de Serviço Social do Centro Universitário Facex – Unifacex. O contexto selecionado para a nossa pesquisa de intervenção foi Crianças com Microcefalia no Município de Natal/RN, onde o Serviço Social se encontra atuando ativamente e o olhar desse estágio será direcionado para ênfase da Saúde. O estágio é uma experiência onde se pode ter a vivência profissional aliada à teoria acadêmica, assim proporcionando ao aluno a oportunidade de conhecer o contexto e elaborar propostas para possíveis intervenções efetivas. Dentre as diversas possibilidades que o estágio profissional direciona é de suma importância a inserção no contexto para conhecer a realidade de atuação e neste momento o assistente social em formação se depara com as diversas demandas da realidade podendo experimentar a prática e podendo aplicar e aprimorar os conhecimentos acadêmicos.
Dessa forma, entendemos que todo e qualquer esforço para melhoria e capacitação positiva que aprimore essa formação, será entendido como evolução de conhecimentos e conquistas.
Na instituição de estágio iremos conhecer analisar, buscar, descobrir e encontrar as mais diversas formas de atuação profissional, questões sociais, problemas de equipes e muitos outros que nos ajudaram a compor nossas próprias formas de exercer a profissão. Serão atividades diárias que irão requerer nosso total comprometimento.
2 O CENÁRIO DA INSTITUIÇÃO DE ESTÁGIO
2.1 A apresentação da instituição
A Secretaria Municipal de Saúde/SMS- Departamento de Atenção Básica está localizado na Rua Fabrício Pedroza, N° 915, Petrópolis-Natal/RN - Edifício Novotel Ladeira do Sol, CEP: 59.014-030. Contatos telefônicos: 3232.8485 / 3232.8513 / 3232.7234. E-email: sms@natal.rn.gov.br. O responsável é o Secretário Luiz Roberto Leite Fonseca concursado da SMS desde 2004, formado em medicina no ano de 1999 pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Figura 1: Secretaria Municipal de Saúde
Fonte: Autoria própria
A Secretária Municipal de Saúde adota medidas para a efetivação de articulações entre os serviços, junto a unidades que já existem em seus próprios recursos e composições, cumprindo normas e diretrizes institucionais, analisando o perfil da rede assistencial, articulando e promovendo capacitações, esclarecimentos e informações para que aconteça um atendimento efetivo em todas as áreas e serviços de saúde.
Com seus objetivos voltados para a articulação da rede de serviços a partir da atenção básica, sendo prioridade para o acolhimento inicial a todas as demandas.
A SMS foca na promoção, prevenção e capacitação em todos os seus níveis de atendimento dentro da instituição com seus objetivos expressamente ligados nesta perspectiva:
I – promover medidas de prevenção e proteção à saúde da população do Município de Natal, mediante o controle e o combate de morbidades físicas, infectocontagiosas, nutricionais e mentais; II – promover a fiscalização e o controle das condições sanitárias, de higiene, saneamento, alimentos e medicamentos; III – promover pesquisas, estudos e avaliação da demanda de atendimento médico, paramédicos e farmacêuticos; IV – promover contratação supletiva de serviços médicos, paramédicos e farmacêuticos, em situações emergências; V – promover campanhas educacionais
...