O Contexto Empresarial
Dissertações: O Contexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2045 • 25/4/2014 • 2.322 Palavras (10 Páginas) • 279 Visualizações
SUMÁRIO
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 8
2 DESENVOLVIMENTO 9
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como tema, o contexto empresarial, as funções organizacionais, o qual busca resposta para a seguinte pergunta problema: como se aplicam as funções organizacionais na realidade das empresas. Tem como objetivo pesquisar, levantar e discutir qual a aplicabilidade das teorias sobre as funções organizacionais na realidade das empresas. Para tanto, definiu-se como objetivos específicos a pesquisa em materiais bibliográficos de administração, com a finalidade de conhecer as principais funções organizacionais, verificando com se aplicam às organizações e também levantar por meio de entrevista com o responsável pela gestão da empresa, a aplicabilidade de tais teorias na realidade das empresas pesquisadas.
A relevância deste trabalho é a oportunidade de conhecer como realmente funcionam as organizações, vivenciando a realidade das mesmas.
Funções organizacionais são as tarefas especializadas que as pessoas e os grupos executam, para que a organização consiga realizar seus objetivos. Todas as organizações têm aproximadamente as mesmas funções. As funções mais importantes de qualquer organização são: produção, marketing, pesquisa e desenvolvimento, finanças e recursos humanos. A coordenação de todas essas funções especializadas é o papel da administração geral (MAXIMIANO, 2009).
O objetivo básico da função de produção é o conhecimento proporcionando um enriquecimento vocábulo e intimidade com a matéria a ser estudada durante o semestre.
2 DESENVOLVIMENTO
Entre as funções administrativas estão o planejamento e o controle. O planejamento e o controle têm que está entre uma decisão e uma ação, para que se alcance o sucesso de uma ação. Esta função é considerada a principal a ser realizada dentro do processo administrativo.
É por meio desta função que a empresa irá se preparar estabelecendo metas e realizando previsões futuras. O planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado.( KAWASNICKA, 995, p. 169)
O planejamento é envolvido por três níveis: estratégico, tático e operacional.
No planejamento estratégico são tomadas decisões de acordo com os objetivos da empresa e com visão de longo prazo. O planejamento tático transformará estratégias em planos mais específicos.
Já o planejamento operacional será definido os procedimentos específicos para os níveis mais
inferiores da organização e com prazos mais curtos.
O planejamento não garante sucesso, mais não existe organização de sucesso que não pratique o planejamento. Se antes as organizações eram envolvidas pelo seu crescimento e eficiência, nos tempos de hoje, as organizações tem que ser eficazes, ou seja, são avaliadas, pela capacidade de realizar sua missão organizacional. Missão entendida como a razão de existir de uma organização e o seu modo de agir. E uma missão bem definida ajuda o processo de planejamento. Daí a importância da missão ser clara e objetiva e de conhecimento de todos envolvidos com a organização, internamente e extremamente.
- Conceitos de Planejamento
Planejar é o ato de determinar os objetivos da organização e os meios para alcançá-los (Richard L. Dalf). Planejar é decidir antecipadamente aquilo que deve ser feito, como fazer, quando fizer e quem deve fazer (Koontz, O’Donnell & Heihrich).
Planejar é o processo de determinar como o sistema administrativo deverá alcançar os seus objetivos. Em outras palavras, é determinar como a organização deverá ir para onde deseja chegar (Samuel C. Certo).
Planejar é o processo de estabelecer objetivos e de determinar o que deve ser feito para alcançá-los (John R. Schermerhorn, Jr.).
CONTROLE
Está diretamente relacionado com o planejamento. É a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados.
Os autores Koontz e O’Donnel (1998) especificam que controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho de colaboradores para assegurar que os objetivos da empresa e os planos delineados para alcançá-los sejam realizados. É, pois, a função segundo a qual cada administrador, do presidente ao supervisor, certifica-se de que aquilo que é feito está de acordo com o que se tinha a intenção de realizá-lo.
PATRIMÔNIO
Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade (empresas, organizações, poder publico), e constitui um meio (recursos) necessário para realização dos objetivos das entidades. A administração da empresa pratica atos de natureza econômica e financeira, e produz mutações aumentativas e diminutivas na riqueza empresarial.
A contabilidade realiza o processo contábil com o objetivo de conhecer a situação do patrimônio da empresa e explica suas alterações causadas pela ação administrativa na gestão dos recursos empresariais. Segundo Padoneze, “patrimônio é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém”.
Conforme Schroeder et al. (1991, p. 530) “[...] como os interesses de outros usuários [da informação contábil] tornaram-se cada vez mais significativos, os contadores fizeram mudanças nos formatos das demonstrações financeiras sem adotar uma teoria do Patrimônio Liquido em particular.” pode-se concluir, portanto, que existem nas demonstrações contábeis diversas referências a essas teorias e que elas permeiam a contabilidade como um todo.
Segundo Wolk e Tearney (1996, p. 143) “[...] as teorias contábeis do patrimônio líquido são teorias normativo dedutivo
...