O Contexto Empresarial
Artigo: O Contexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Allen • 6/5/2013 • 1.638 Palavras (7 Páginas) • 344 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Patrimônio 2 – 4
2.1.1 Capital Social 3 – 4
2.1.1.1 Capital de terceiros 4 – 4
2.1.1.1.1 Análise de mercado 5 – 4
2.1.1.1.1.1 Demanda, oferta e equilíbrio de mercado 6 -- 4
2.1.1.1.1.1.1 Estruturas de mercado 7 -- 4
2.1.1.1.1.1 Contabilidade como ferramenta de informação para responsabilidade social 8 -- 4
3 CONCLUSÃO 5
REFERÊNCIAS 6
1 INTRODUÇÃO
O mundo tem presenciado uma enorme mudança no cenário econômico nos últimos anos. Cada vez mais pequenas e medias empresas surgem , trazendo para o mercado novos produtos, serviços e tecnologias. Na medida em que a um crescimento dessas empresas, dificuldades também surgem, sendo assim o presente trabalho trás uma abordagem de mecanismos que auxiliam nas soluções de problemas e ajuda a compreender esse novo cenário empresarial atual proporcionando assim uma proposta de administração a fim que essas empresas possam se manter diante as dificuldades encontradas utilizando recursos viáveis a sua realidade.
2 DESENVOLVIMENTO
Em toda e qualquer organização humana, são desempenhadas funções técnicas e administrativas, visando a melhor combinação dos recursos disponíveis na busca por resultados. Sendo assim cabe ao administrador ficar atento ao ambiente interno e externo da empresa e sempre acompanhando suas mudanças e tendências futuras a fim de verificar o impacto sobre os negócios da empresa e também aproveitar as oportunidades e as adequando da melhor forma para que assim possa obter vantagens competitivas e sobrevivência no mercado e o sucesso desejado.
De uma forma geral identificam-se quatro funções administrativas: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO e CONTROLE.
Planejamento
Esta função é totalmente voltada para o futuro ter-se algum tipo de controle sobre o futuro, colocam-se atividades como a elaboração de previsões, fixação de objetivos, programação, ornamentação e a definição de políticas e procedimentos. Entre a tomada de uma decisão deve haver o planejamento e o sucesso de uma ação irá depender do planejamento. Considera-se assim essa a principal função para o processo administrativo.
Organização
Dentro desta função, estão as atividades de definição da estrutura: envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um determinado objetivo, ou seja, como a empresa irá se estruturar para desempenhar as diversas finalidades; a definição das responsabilidades a serem atribuídas a cada unidades; as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.
Direção
Esta função engloba atividades como a tomada de decisão, a comunicação com os subordinados, superiores e pares, a obtenção, motivação e desenvolvimento pessoal. Esta relacionada a pessoas, como serão orientadas ou influenciadas para desempenhar suas atividades de acordo e assim executadas de acordo com o esperado.
Controle
Como as organizações não operam na base da improvisação e nem ao acaso, elas precisam ser devidamente controladas. Elas requerem considerável esforço de controle em suas várias operações e atividades. O controle constitui a última das funções administrativas, vindo depois do planejamento, da organização e da direção. Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.
2.1 PATRIMÔNIO
Então o patrimônio é conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade (empresa, organizações, poder público), constitui um (recurso) necessário para a realização dos objetivos das entidades. A administração da empresa pratica atos de natureza econômica e financeira, e produz mutações aumentativas e diminutivas na riqueza empresarial.
O Patrimônio é o conjunto de riquezas de uma entidade (PADOVEZE, 2002), e merece uma atenção especial por parte dos gestores e consequentemente por parte da contabilidade.
Define-se como o conjunto formado pelos bens, pelos direitos e pelas obrigações pertencentes a uma pessoa (física ou jurídica), e que seja passível de avaliação de avaliação econômica.
2.1.1 Capital Social
É o valor previsto em contrato ou estatuto, que forma a participação (em dinheiro, bens ou direitos) dos sócios ou acionistas na empresa.
2.1.1.1 Capital de Terceiros
Representa recursos originários de terceiros utilizados
...