O LÚDICO COMO RECURSO MOTIVADOR PARA O ENSINO DA QUÍMICA ORGÂNICA DO ENSINO MÉDIO
Monografias: O LÚDICO COMO RECURSO MOTIVADOR PARA O ENSINO DA QUÍMICA ORGÂNICA DO ENSINO MÉDIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Val14 • 11/4/2014 • 3.317 Palavras (14 Páginas) • 576 Visualizações
O LÚDICO COMO RECURSO MOTIVADOR PARA O ENSINO DA QUÍMICA ORGÂNICA DO ENSINO MÉDIO
Sandra Caroline Brito dos Santos1
Valquíria de Lima Rodrigues2
Valeri Vasconscelos Acriz3
Solange Marreiro Salvatierra4
Resumo
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida com duas turmas do 3ª Ano do Ensino Médio na Escola Estadual Imaculada Conceição no município de Benjamin Constant, tendo como objetivo verificar a contribuição do lúdico no processo ensino-aprendizagem de Química. Para tal, houve observações não participativa nas duas turmas e intervenção com jogos didáticos na outra turma. Sendo constatado que o lúdico motiva o interesse dos discentes pela disciplina e facilita o ensino. Com isso, conclui-se que o lúdico possui uma parcela de contribuição para o processo de aprendizagem, pois propicia tanto interação professor-aluno quanto aluno-aluno e motiva o interesse dos estudantes de forma mais dinâmica, dando a oportunidade de aprender com prazer.
Palavras – Chave: Lúdico. Motivação. Ensino-Aprendizagem.
EL LÚDICO COMO RECURSO MOTIVADOR PARA LA ENSEÑANZA DE LA QUÍMICA ORGÁNICA DEL ENSIÑO MEDIO
Resumem
El presente artículo presenta los resultados de una investigación-acción desarrollados con dos grupos del 3 Año del Ensino Médio en la Escuela Estadual Imaculada Conceição en el distrito municipal de Benjamín Constant, tiendo como objetivo verificar la contribución del lúdico en el proceso que enseñanza-aprende de Química. Para tal, había observaciones no participativas en los dos grupos y intervención con juegos didácticos en el otro grupo. Verificándose que el lúdico motiva el interés del discentes por la disciplina y facilita la enseñanza. Con eso, ha acabado que el lúdico posue una porción de la contribución para el proceso de aprendizaje, porque propicia a tanto interacción maestro-estudiante como estudiante-estudiante y motiva los estudiantes en un interés de la manera más dinámico, dando la oportunidad de aprender con placer.
Palabras - Llave: Lúdico. Motivación. Enseñanza-aprendiendo
1Licenciada em Ciências – Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
2 Licenciada em Ciências – Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
3Licenciada em Ciências – Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
4 Licenciado em matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), professor da rede municipal.
4
1 INTRODUÇÃO
Segundo Souza e Santos (2010) a diminuição do interesse dos alunos pelas aulas, seguida pela ausência de motivação é considerada uma das principais causas do comprometimento do ensino-aprendizagem das escolas públicas. E a prática rotineira em sala de aula é a principal responsável por esta situação, pois as aulas passam a ser cansativas, fazendo com que os alunos assistam às aulas apenas por uma obrigação e sem nenhum intuito de aprender.
Os materiais lúdicos didáticos tornaram-se uma ferramenta auxiliar de ensino que vêm ganhando cada vez mais espaço no ambiente escolar. Muitos dos professores que sentiam dificuldade em despertar a motivação dos seus alunos para a aprendizagem já testaram essa ferramenta e mostraram-se satisfeitos com a utilização destes recursos proporcionando aos seus alunos mais interação social e desenvolvendo habilidades para a solução dos diversos problemas propostos (SOUZA; SANTOS, 2010).
Infelizmente essas formas alternativas de ensino ainda são desconhecidas por muitos educadores e/ou pouco usadas em salas de aula, mas especificamente na disciplina de Química que conduz a um assunto teórico, com muitas regras e centrado em livros didáticos pré-estabelecidos. No entanto, para entender este universo Químico a teoria deve ser concomitante a prática, mas não necessariamente apenas em laboratório, podendo o ensino ser auxiliado com materiais didáticos diversificados (SANTOS; CHAVES, 2008).
Diante das situações discutidas compreende-se que podem ser desenvolvidas atividades que possam contribuir para a minimização dos problemas educacionais. Muitas são as estratégias propostas por vários pesquisadores em relação à dinamização dos conteúdos ministrados. Dentre elas a forma como os materiais lúdicos influenciam no processo de ensino-aprendizagem da Química do 3º Ano.
O presente trabalho teve a finalidade de colaborar para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Química por meio de confecção e inserção de materiais didáticos alternativos nas turmas de 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Imaculada Conceição do município de Benjamin Constant, tentando desta forma quebrar a rotina em salas de aula e avaliar a contribuição dos recursos didáticos alternativos aliados à prática docente.
5
2 A QUÍMICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
O ensino da Química nas escolas públicas do Brasil é oferecido a partir do 9º Ano Ciclo do Ensino Fundamental e se estende ao 3º Ano do Ensino Médio.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (1998) a Química como disciplina escolar deve servir para formar tanto o cidadão, como instigar o aluno a interpretar o mundo e interagir com a realidade.
Normalmente o ensino da Química requer muito cuidado ao ser ministrado, pois apesar desta Ciência estar presente em nosso dia-dia esta pode ser um pouco complexa para ser compreendida, pois segundo Santos e Chaves (2008), é uma disciplina que possui muitas normas e teorias e que para melhor ser compreendida são necessárias atitudes que associem a teoria com a prática, facilitando a inserção do discente neste universo Químico.
Carreiro et al. (2008) comentam que a utilização de laboratórios, recursos multimídias e diferentes recursos didáticos tornam as aulas mais dinâmicas para o processo de aprendizagem e conseguem de certa forma contextualizar os conteúdos.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNEM (2002) a Química como disciplina escolar deve servir para formar tanto o cidadão, como instigar o aluno a interpretar o mundo e interagir com a realidade.
Para tal, a proposta apresentada para o ensino de Química nos PCNEM
...