O QUE É ANTROPOLOGIA
Por: lohainy13 • 8/5/2016 • Resenha • 598 Palavras (3 Páginas) • 206 Visualizações
O QUE É ANTROPOLOGIA?
A Antropologia surgiu de uma preocupação em entender povos diferentes da sociedade ocidental, sua gênese começa no período das grandes navegações no século XV e XVI (período pré-histórico). Os discursos eram constituídos de acordo com o padrão europeu, utilizando o senso comum. A Antropologia começou ocupando-se das sociedades denominadas de “primitivas”, tornando essas sociedades objeto próprio de estudo e que acabava por diferenciar a Antropologia de outras Ciências Sociais (esse período foi muito importante para a consolidação da Antropologia como uma disciplina autônoma).
A idéia de sociedade primitiva foi elaborada de acordo com o conceito do evolucionismo, com o passar do tempo o pensamento evolucionista foi recebendo muitas criticas o que fez com que surgissem outras teorias, algumas questionadas e outras rejeitadas. A Antropologia só se tornou ciência quando houve a consolidação das Ciências Humanas, quando surgiu o conceito de homem e à criação de métodos de analise e observação. Ela foi percebendo que a unidade de gênero humano estava na diversidade.
A Antropologia é uma ciência que abrange varias áreas, entre elas a Antropologia geral. Dentro da antropologia geral está a Antropologia Biológica ou Física que estuda a genética das populações do mundo. Outra área é a da Antropologia Pré-histórica, que diz respeito ao estudo do homem no tempo e por fim a Antropologia Social, que é a área mais desenvolvida no país. Existem três aspectos principais que a Antropologia Social estuda, entre eles: os conceitos de cultura e relativismo cultural, a idéia de totalidade social e o trabalho de campo.
Segundo Edward Tylor (1832-1917) cultura é todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. Segundo o autor Roque de Barros Laraia a comunicação é um processo cultural. Mais explicitamente, a linguagem humana é um produto da cultura, mas não existiria cultura se o homem não tivesse a possibilidade de desenvolver um sistema articulado de comunicação oral, e na sociedade pode existir uma grande diversidade cultural dentro de uma mesma cultura.
Relativismo Cultural é a idéia de cultura a partir de nossos próprios conceitos, uma tentativa de aproximar uma lógica que é totalmente diferente da nossa. Já a Totalidade Social deve ser percebida como o conjunto das partes que constituem um todo, pressupõe que um fenômeno de ser apreendido na multiplicidade de suas dimensões: política, econômica, social, cultural (é como se dividisse os fenômenos humanos em peças de quebra-cabeça, ou seja, faz uma divisão da sociedade em sistemas e destes, em subsistemas) etc.
Por fim o Trabalho de Campo é constituído a partir da observação direta do comportamento social, ou seja, o contato pessoal estabelecido entre antropólogo e seus informantes, utiliza técnicas quantitativas e qualitativas (objetividade x subjetividade) coletando manipulando, e registrando evidências empíricas é feito também a relação direta da vivência com o grupo estudado pelos antropólogos, tudo depende de suas qualidades pessoais (personalidade) e do contexto social no qual está inserido.
Atualmente, a Antropologia não é definida por um objeto de estudo específico. O
...