O QUE É CIENCIA
Exames: O QUE É CIENCIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: molderine • 1/9/2013 • 296 Palavras (2 Páginas) • 292 Visualizações
O QUE É CIÊNCIA
1.1.1 – CIÊNCIA
É uma palavra que deriva do termo latino "scientia" cujo significado era conhecimento ou saber.
Atualmente se designa por ciência todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseado em princípios certos.
É o conjunto organizado dos conhecimentos disponíveis pela humanidade.
É o maior patrimônio da humanidade, obtido ao longo da evolução, numa trabalhosa conquista através do constante aperfeiçoamento do pensamento.
É um conjunto de informações sistematicamente organizadas e comprovadamente verdadeiras a respeito de um determinado tema.
Contudo existem muitas maneiras de pensar, de organizar e de comprovar os estudos, dependendo do caminho que se segue (método).
A ciência, em geral, comporta vários conjuntos de saberes nos quais são elaboradas as suas teorias baseadas nos seus próprios métodos científicos.
A ciência está intimamente ligada com a área da tecnologia, porque os grandes avanços da ciência, hoje em dia, são alcançados através do desenvolvimento de novas tecnologias e do desenvolvimento de tecnologias já existentes.
1.1.2 – Objetivos da Ciência
Podem ser apresentados como a melhoria da qualidade de vida intelectual e vida material.
Para o alcance dos objetivos, são necessárias novas descobertas e novos produtos.
1.1.3 – Princípios da Ciência
Podem ser classificados como: nunca absoluto ou final, pode ser sempre modificado ou substituído; a exatidão nunca é obtida integralmente, mas sim, através de modelos sucessivamente mais próximos; é um conhecimento válido até que novas observações e experimentações o substituam.
1.1.4 – Característica da Ciência
A. É um método de abordagem: na explicação, na predição, na classificação e na interpretação.
B. É um processo cumulativo, não um produto acabado do conhecimento.
C. Abrange conhecimentos em processamento, mesmo que esses ainda não estejam sistematizados.
D. É um corpo de verdades provisórias, em que a ideia de probabilidade substitui a noção de certeza absoluta, possibilitando e incentivando revisões constantes e novas descobertas.
...