TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estagio

Por:   •  5/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ACADÊMICO (A): Maria Fabiana Cavalcante

CURSO: Serviço Social

DISCIPLINA: Estágio Curricular II

SUPERVISOR (A) ACADÊMICA: Susana Rezende Lima

SUPERVISOR (A) DE CAMPO: Felipe Pereira de Oliveira

PERÍODO: 6º período

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR II

        No dia 03 de maio de 2019, foi realizada a segunda ação do Projeto de intervenção, “Fortalecendo Vínculos”. No primeiro momento foi feito um breve lembrete sobre o projeto, em seguida foi iniciada uma conversa sobre a importância no do fortalecimento de vínculos e sobre e sobre a visão dos usuários em relação a família, alguns usuários relataram que tinham esperanças de reconstruir uma ao relação com seus familiares, nesse momento um usuário ficou bastante emocionado ao falar sobre sua relação com o pai da tristeza que estaria sentindo por ter sido abandonado pela esposa e não ter o apoio do pai naquele momento difícil ao perceber que naquele momento ele precisava desabafar e considerando que o CAPS é um lugar de escuta, se fez necessário deixa-lo a vontade para falar.

         No momento seguinte foi informado aos mesmos sobre um mini - questionário, que seria aplicado em seguinte contendo perguntas específicas como: O que você entende como família? O que gostaria que melhorasse em sua relação com seus familiares? Qual a sua contribuição para fortalecer esse vínculo?

alguns usuários levantaram algumas dúvidas sobre as perguntas e do questionário e seus respostas, se por ventura essas respostas seriam expostas para a família, foi explicado que as respostas seriam totalmente sigiloso e que poderiam ficar a vontade pra responder o que realmente viesse a sua cabeça naquele momento e que o intuito do questionário teria como finalidade servir como um guia para desenvolver uma roda de conversa para trabalhar com os familiares em outro momento do projeto. Após os esclarecimentos, 22 usuários aceitaram responder o questionário.

        Parte dos usuários responderam o questionaram sozinhos, enquanto outros precisaram de ajuda apenas para escrever suas respostas. Logo após dos questionários, foram distribuídos 40 convites para que fossem entregues aos familiares para que participem de a roda de conversa sobre “saúde mental e as relações familiares. Por fim foi feita uma breve análise sobre as respostas apresentadas nos questionários, a fim de obter um melhor direcionamento a partir das demandas apresentadas pelos usuários ao expressarem suas respostas.

        Ao analisar todos os questionários foi possível observar que grande parte dos usuários consideram a família como as pessoas mais importantes e uma referência positiva, que mesmo com todos os problemas consideram que são as pessoas que podem ajudá-los em momentos difíceis. Quase todos relataram que desejariam apenas que os familiares os compreendessem mais sobre os o transtorno que sofrem, que respeitassem quando estão querendo ficar sozinhos, ou quando querem apenas dormir ou ficar calados. Enquanto 2 desses usuários relatam ter uma família muito presente e que entendem seus momentos  e os respeitam, ao mesmo tempo que foi possível observar que alguns vivem relações muito difíceis, seja não ter nenhum diálogo com os familiares, seja por terem sido abandonados por eles ou por terem perdido alguém que servia como referência ou base, que é a situação de uma das usuárias que perdeu sua mãe que era a única pessoa que ela tinha como referência, e após esse episódio, mesmo sofrendo com transtorno mental, se viu responsável tem pelos dois irmãos que também sofrem de transtornos severos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (111 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com