O Terceiro Setor
Por: Victoria Moralejo • 11/10/2016 • Ensaio • 318 Palavras (2 Páginas) • 208 Visualizações
O que esta por trás do terceiro setor¿
O terceiro setor mais confunde do que esclarece, nele há uma desarticulação do social, e passa a dividir: “Estado, Mercado e Social” como se os três não interagissem entre si.
As diferenças entre:
Keynesianismo: (Walfare State) não existe o terceiro setor, há uma intervenção direta do Estado.
Neoliberalismo: investe no terceiro setor, retira a responsabilidade do Estado e há um pesasse mínimo do capital por parte do Estado.
Lave lembrar que o que arrecadamos vai para o “ TESOURO NACIONAL” e divide-se em fundo privado e fundo público. E o que seria para o fundo público tem uma parcela mínima para o investimento no social.
O Terceiro setor, para os autores, é um conjunto da sociedade civil desenvolvendo ações antes atribuídas ao Estado. Um “novo trator da questão social” com perda de direitos, as ongs (terceiro setor) presta o serviço que seria de responsabilidade do Estado, por meio do repasse da verba estatal. O deslocamento do conceito de terceiro setor com a substituição dos valores de universalidade e direito por valores de autoajuda e solidariedade local.
O terceiro setor passa a “focalizar” e “descentralizadas” as ações e demandas, com a perda da universalidade. As pessoas possuem as necessidades são responsáveis pelas próprias respostas aos problemas.
O deslocamento do conceito de terceiro setor, desresponsabiliza o Estado, responsabiliza a sociedade civil com atividades antes atribuídas ao Estado, em respostas a demandas sociais, por meio da ajuda mútua e valores locais, substituição dos valores de solidariedade local, universalidade e direitos. Há com uma nova forma da questão social com perda de direitos e garantias.
O Estado usa de justificativa para as ações a “escassez de recursos”, e com esse pretexto retirar a responsabilidade do Estado transferindo para o terceiro setor. E o que seria de direito passa a ser visto como filantrópica e voluntária.
...