O Trabalho de Pesquisa
Por: Andressa Oliveira • 18/9/2019 • Trabalho acadêmico • 941 Palavras (4 Páginas) • 175 Visualizações
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – Modalidade EAD
PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL II
ANDRESSA LUANE OLIVEIRA FREITAS
[pic 1]
IDOSOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE
Araricá- RS
2019
ANDRESSA LUANE OLIVEIRA FREITAS
IDOSOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Serviço Social EAD da Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, a disciplina de Pesquisa em Serviço Social
II
Professor: Peterson da Rosa Costa
Tutora Virtual: Elisangela Neves Leal
Araricá – RS
2019
SUMÁRIO
- TEMA DE PESQUISA .........................................................4
- OBJETIVO DE ESTUDO......................................................4
- PROBLEMA DE PESQUISA................................................4
- OBJETIVOS.........................................................................4
4.1 ObjetivoGeral...............................................................4
- Objetivo Específico.....................................................4
- JUSTIFICATIVA....................................................................4
- HIPÓTESES..........................................................................5
- REVISÃO TEÓRICA E CONCEITUAL......…………………..5
- MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA....................…….6
- PLANO DE TRABALHO E CRONOGRAMA...............…….6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS…………………………….7
- Tema de pesquisa:
Idoso em situação de vulnerabilidade
- Objeto de estudo:
Esta pesquisa visa conhecer as dificuldades que a população idosa enfrenta em seu dia a dia, no convívio familiar e na sociedade, e como a secretaria de assistência social de Sapiranga atua para prevenir estas situações.
- Problema de pesquisa:
Considerando a política de assistência social, quais estratégias o assistente social utiliza para intervir em casos de idosos em situação de vulnerabilidade.
- Objetivos:
4.1 Objetivo geral:
O objetivo geral desta pesquisa é entender como o assistente social atua nestas situações, e identificar quais instrumentos utiliza de acordo com cada caso.
4.2 Objetivos específicos:
Expor as diversas dificuldades enfrentadas pela população idosa.
Identificar quais são os projetos vigentes de proteção ao idoso.
Verificar como o assistente social realiza a intervenção nestes casos.
Levantar algumas idéias sobre quais novos projetos poderiam ser pensados para esta população.
- Justificativa:
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) em 2060 o Brasil terá 58,2 milhões de idosos, isso significa 25,5% da população, a partir destes dados é necessário pensar sobre todas as questões que envolvem este assunto, visto que consequentemente haverá um aumento de demanda deste público para o serviço social. Abandono, maus tratos, exclusão social, violência, e fome são algumas das questões sociais enfrentadas pelos idosos, neste cenário é preciso entender como se dá o processo de intervenção do assistente social, e também pensar, discutir novas estratégias voltadas para a garantia de direitos da população idosa. Com a realização desta pesquisa ficará claro quais as leis, os instrumentos, e os caminhos que devem ser utilizados na atuação profissional do assistente social de acordo com as especificidades de cada caso.
- Hipóteses:
O desafio do serviço social, diante da questão do idoso, que vive momentos de exclusão social, é manter o diálogo entre as diferentes faixas etárias a fim de despertar a sensibilidade por todas as pessoas que sofrem diversas formas de discriminação, além de potencializar a pessoa idosa a acreditar em si, como pessoa de direitos, isso os levará a redescobrir sua verdadeira identidade, assumir-se como pessoa imprescindível a sua produtividade social.
- Revisão Teórica e Conceitual:
De acordo com a constituição federal, a proteção à velhice e a garantia de um salário mínimo de benefício mensal ao idoso que comprove não possuir meios de prover à sua própria manutenção ou de tê-la provida por sua família são objetivos da assistência social. A Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS (Lei 8742 de 1993) regulamenta o direito à assistência social e expressa em seu artigo 1 que a assistência social é direito do cidadão e dever do estado, ela objetiva garantir o atendimento às necessidades básicas do indivíduo.
Partindo da análise dos últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas-IBGE pode-se verificar o aumento da população idosa no Brasil, em 2060 cerca de 25,5% da população será idosa, a perspectiva é que estes números continuem aumentando e isso acaba revelando um quadro de desigualdades no acesso a condições de vida digna da população idosa. Havendo aumento da população idosa consequentemente aumenta as questões sociais relacionada ao idoso, o assistente social realiza a intervenção nestes casos com o objetivo de prevenir situações de abandono, maus tratos, exclusão social, e vulnerabilidade em que o idoso se encontra. Através de seu embasamento teórico metodológico e sua capacidade crítica, o assistente social de acordo com cada caso direciona o usuário idoso que busca acesso aos direitos sociais e humanos para programas e projetos sociais vigentes na secretaria de assistência social.
...