O contraste entre Cultura Popular e Cultura Erudita
Por: JUSSARAETHIAGO • 9/3/2018 • Tese • 720 Palavras (3 Páginas) • 300 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
ALUNO (O): THIAGO DE ALMEIDA BEZERRA RU1917653
TUTOR LOCAL: ANTÔNIA ELINAIDE FERREIRA DANTAS
RELATÓRIO DE PESQUISA DE PORTFÓLIO
CICLO. I MÓDULO B. FASE. II
DISCIPLINAS: ESTADO E SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
SERVIÇO SOCIAL, DIREITO E CIDADANIA
PATOS, PB
2017
ALUNO (A): THIAGO DE ALMEIDA BEZERRA RU1917653
RELATÓRIO DE PESQUISA DE PORTFÓLIO
CICLO I MÓDULO B FASE II
DISCIPLINAS: ESTADO E SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
SERVIÇO SOCIAL, DIREITO E CIDADANIA
[pic 1]
PATOS, PB
2017
INTRODUÇÃO
Este relatório tem como objetivo apresentar a pesquisa realizada na Instituição Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS-I) localizada na cidade de Patos no estado da Paraíba. No mesmo relatório elencaremos as características que a mesma possui, os serviços prestados bem como o público alvo; apresentaremos as políticas públicas que são executadas pela instituição acima citada, quais os profissionais que estão envolvidos nos serviços oferecidos pela mesma e buscaremos esclarecer de forma sucinta suas atividades e a contribuição que é dada a sociedade por meio dos seus serviços.
Procuraremos esclarecer também quais os tipos de usuários atendidos pelos serviços ofertados, suas necessidades, de onde são oriundos, como são recebidos e acolhidos pela instituição.
Também traçaremos a importância dos serviços para o desenvolvimento da vida dos usuários, as melhorias que são obtidas através da aplicação da política de saúde mental bem como as dificuldades enfrentadas pela instituição para poder manter o atendimento aos que necessitam do mesmo.
A pesquisa servirá de apoio para podermos compreender de uma forma mais objetiva o papel dos CAPS-I e as políticas de saúde que são desenvolvidas através dos mesmos.
DESENVOLVIMENTO
O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS-I) é um serviço de saúde destinado a atender crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 18 anos incompletos promovendo uma política pública de saúde voltada aos que necessitam de um acompanhamento especializado, humanizado e que atenda as suas necessidades de saúde.
O CAPS-I se caracteriza como um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS - Sistema Único de Saúde. É um espaço de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário e promotor da vida.
Este serviço proporciona um atendimento voltado para a política de saúde mental atendendo aos usuários com sofrimentos mentais persistentes e severos encaminhados pelos PSFs, NASFs e escolas garantindo aos mesmos uma melhor qualidade de vida e bem estar social por meio de uma ação de assistência humanizada e eficiente.
Esse atendimento de saúde é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, enfermeiros, arte terapeutas, terapeutas, nutricionistas monitores entre outros que juntos atendem à demanda de serviços. Além do atendimento médico, outras atividades são oferecidas aos usuários, dentre elas estão: atividades físicas, aulas de musica-terapia e aulas de arte-terapia. Os Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS-I), entre todos os dispositivos de Atenção à Saúde Mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país trazendo melhorias nas formas de tratamento dos usuários com problemas psicológicos.
...