O efeito das manifestacaoes no brasil
Por: Silvana Silva • 2/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.929 Palavras (12 Páginas) • 225 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9
4 REFERENCIAS ......................................................................................................10
- INTRODUÇÃO
Este trabalho busca pontuar as diferenças existentes nas manifestações atuais e nas ocorridas á tempos atrás, mostrar que por mais que o tempo seja outro, a busca por mudanças continua sendo um combustível presente no coração e na alma de todo brasileiro. Independente da época em que ocorre sempre vai existir pessoas com propósitos diferentes, dos verdadeiros manifestantes, como único objetivo vandalizar e tirar sempre algum proveito da maneira mais degradante possível, como por exemplo, roubos e assaltos. Os meios de comunicação são instrumentos importantes nas mãos daqueles que acreditam que a união faz a força, sejam elas as modernas como nos dias atuais ou o famoso boca a boca dos tempos passados. A idade para protestar não importa o que importa e a vontade de ver mudanças no cenário nacional.
- DESENVOLVIMENTO
Desde o mês de junho de 2013 varias manifestações estão acontecendo em todo o país, o estopim foi um aumento de vinte centavos nas passagens de ônibus no Estado De São Paulo e Rio de Janeiro. Cansados dos aumentos abusivos e das péssimas condições no transportes públicos, milhares de usuários foram às ruas protestar em busca de redução no preço e melhor qualidade. O valor de vinte centavos parece pouco para causar tantos protestos, mas na verdade foi o que faltava para a população tomar uma posição diante de tanto descaso e abuso, e lutar contra a visão capitalista onde o que se visa é o lucro, sem levar em conta a qualidade do serviço prestado. Para os empresários do transporte quanto mais gente dentro do mesmo veículo maior é o lucro obtido e o seu capital cresce dia pós dia em uma enorme velocidade assim como a péssima qualidade oferecida. Mas não é de hoje que o transporte público é alvo de protestos motivados por aumentos abusivos, em dezembro de 1879 após um reajustou na passagem do bonde no Rio de Janeiro e em São Paulo no valor de um vintém, ou 20 reis, a população foi às ruas, mas nessa época os ricos e os pobres protestaram juntos, pois, os bondes era praticamente o único meio de se deslocar-se em longas distancias dentro das grandes cidades. Após vários protestos o aumento no valor da passagem foi revogado assim como ocorreu em 2013, onde se pode observar que a população unida tem um enorme poder sobre as decisões públicas. Logo no inicio do dia ao sair para ir trabalhar começa o martírio da população que faz uso do transporte público e após uma longa jornada de trabalho, ao voltar para casa os usuários são obrigados a enfrentar ônibus lotado, motoristas e cobradores estressados, devido aos congestionamentos, sem falar na falta de segurança, pois, ocorrem muitos assaltos dentro dos ônibus, e até mesmo abusos sexuais. Estudos do IBGE mostram que vários brasileiros, bilhões, levam em média mais de uma hora para chegarem ao trabalho e que a população do Rio de Janeiro é o campeão em tempo gasto para isso. A população esta cansada de tanta corrupção de tantas fraudes, de tanto dinheiro desviado e os direitos básicos como educação, transporte e saúde não são respeitados, não saem do papel, e então do que adiantam existir leis se na maioria das vezes elas não são cumpridas.
As manifestações foram aumentando tanto em números de cidades e capitais, quanto o número de pessoas e também as reivindicações em si. Depois de conseguida a primeira vitoria com a redução do valor das tarifas das passagens de ônibus públicos em varias capitais, essa mesma consciência coletiva, nos faz lembrar a solidariedade mecânica, quando a população se une em busca de um mesmo objetivo, ou seja, o bem comum de todos, e acaba por conseguir uma vitoria onde os interesses dos capitalistas ficam em segundo plano.
Em 1879 a população usou o “o boca a boca” para convocar as pessoas para protestarem, os jornais da época criticaram os manifestantes, e mostraram apoio á Dom Pedro II. Hoje devido ao avanço da tecnologia, foi através das redes sociais que a população foi convocada, e a parti de então se organizaram para protestar, devido à velocidade da internet foi possível em muito pouco tempo reunir uma quantidade surpreendente de pessoas. Vários jornais mostraram as manifestações em tempo real, entendendo quanto era grande o que estava acontecendo no país e a força da população.
Os protestos também chamaram atenção de outros países e de brasileiros que vivem fora do Brasil. Muitos se reuniram e protestaram em solidariedade, mesmo não morando no Brasil quiseram fazer parte desse grande acontecimento. Um fato que chamou muita atenção é o enorme poder da internet e das redes sócias, pois foi uma das formas que os manifestantes utilizaram para mobilizar a sociedade, reunindo milhares de pessoas, com um objetivo em comum, lutar por um país melhor.
Podemos observar que as redes sociais são hoje um fortíssimo instrumento de mobilização social, antigamente, na Grécia os debates sobre os problemas da sociedade aconteciam em praças publicas, de certa forma era uma rede social só que de uma maneira modesta, hoje as praças, ruas e avenidas continuam sendo utilizadas, mas com uma proporção muito maior, mas se na Grécia os poderosos debatiam as questões sócias, na atualidade quem debate e chama a atenção é a população.
...