O trabalho do/a Assistente Social no âmbito da reinserção social na dependência química e sua redução de danos
Por: bruxama13 • 15/3/2017 • Trabalho acadêmico • 744 Palavras (3 Páginas) • 391 Visualizações
Tema: O trabalho do/a Assistente Social no âmbito da reinserção social na dependência química e sua redução de danos
Pré-Projeto apresentado à Disciplina de Serviço Social, como requisito básico para a apresentação posterior do Trabalho de Conclusão do Curso
São Paulo, SP
2016.
SUMÁRIO:
INTRODUÇÃO
JUSTIFICATIVA....................................................................................................................01
PROBLEMA............................................................................................................................03
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS..................................................................................04
INTRODUÇÃO
Este pré-projeto tem como direcionamento e analise a questão da busca e questionamento de redução de danos relacionada à dependência química, e sua relação para a transmissão de outras enfermidades.
A reinserção social deve fazer parte da redução de danos, tendo como prerrogativa desde o início, o conhecimento e visão de mundo de cada cidadão e seu histórico; sabendo-se ainda que a maioria da sociedade ainda terá um preconceito relacionado a este tipo de tratamento.
Tratamento este, que deve ser continuado junto a sua família, preparando-os para o retorno a vida social, capacitando-os para conviver em um mundo onde as drogas continuaram a existir.
JUSTIFICATIVA
A organização de serviços de tratamento para dependência química, tem se tornado um paradigma atual para profissionais e gerenciadores de saúde que atuam nessa área, uma vez que tal atividade se mostra uma tarefa extremamente complexa e que envolve um grande número de variáveis.
Grande parte dos programas de tratamento para abuso e dependência de substâncias psicoativas, tanto nacionais quanto internacionais está organizada de forma empírica a partir do empenho e da experiência pessoal de seus profissionais, havendo ainda uma grande lacuna entre o que tem eficácia comprovada por pesquisa e o que se faz na prática. A reinserção assume o caráter de reconstrução das perdas e seu objetivo é a capacitação da pessoa para exercer em plenitude o seu direito à cidadania. Manter este significa o estabelecimento ou resgate de uma rede social inexistente ou comprometida pelo período de abuso da droga. Neste cenário, ajudar o paciente a entrar em abstinência deixa de ser o objetivo maior do tratamento.
Assim como as técnicas de prevenção à recaída representaram nos últimos anos grandes avanços no tratamento do paciente, a sua reinserção social torna-se, neste milênio, o grande desafio para o profissional que se dedica à área das dependências químicas. O processo começa com a avaliação social, momento em que o profissional mapeia a vida do paciente em aspectos significativos que darão suporte ao seu novo projeto de vida, desenhado a partir das suas características pessoais e da etapa do tratamento em que se encontra. No processo de aprender a lidar com a sua relação com a droga, via tratamento (independente da sua modalidade), o paciente é exposto às demandas do mundo externo com todas as suas contradições.
Sentimento de rejeição, insegurança, culpa, incapacidade, dentre outros, vão colocá-lo em frequentes situações de risco.
Trata-se
...