Trabalho De Projeto Em Serviço Social
Exames: Trabalho De Projeto Em Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: spadine • 3/3/2015 • 4.838 Palavras (20 Páginas) • 2.381 Visualizações
2014
SUMÁRIO
1.Introdução. pg 4
2.Resumo. pg 5
( preponderância do pensamento cientifico e suas metodologias.
3.Tema. (vulnerabilidade para com o idoso ). Pg6
3. Desenvolvimento.
4. Objetivo geral. Pg8
4.Objetivo específico pg8
5. Metodologia pg9
6.Resultados pg11
7. Considerações finais pg14
8.Referências bibliográficas pg15
1. Introdução
Este relatório integra a disciplina de projeto de pesquisa em serviço social, do 6 período do curso superior de serviço social EAD , da faculdade Anhanguera uniderp , pólo Cotia SP.
Foi realizado um resumo do texto indicado com o objetivo de realizar um desenvolvimento de pesquisa sobre as atividades propostas. Durante o processo de pesquisa, este desafio proporcionou conhecimento teórico e metodológico cientifico necessário para o desenvolvimento das questões sociais.
É de extrema importância para a atuação dos futuros assistente social as etapas propostas neste trabalho, pois contribui para o planejamento e elaboração de trabalhos acadêmicos com boas praticas de pesquisa , compreendendo e diferenciando o conhecimento ao senso comum do conhecimento cientifico . Além de capacitar para a formulação de política programas, planos e projetos na área pessoal verificando as demandas presentes e buscando caminhos para o desenvolvimento de questões sociais.
2.Resumo
(preponderância do pensamento cientifico e sua metodologia ).
Sobre a leitura do texto indicado Segundo autor MATTOS nos relata que a ciência e filosofia caminham juntas, tem a função de introduzir aos estudantes hábito de estudos científico que lhes possibilitem o desenvolvimento de uma vida intelectual disciplinada e sistematizada. Trata-se de fornecer-lhes através de diretrizes metodologias, instrumentos para que desenvolvam a contento, com eficiência e competência, a sua aprendizagem. Estes instrumentos são de três ordens: técnicos, lógicos e conceituais. Os estudantes devem dominar certas técnicas de estudo que lhes permitam disciplinar seu trabalho intelectual, garantindo-lhes maior produtividade. A aprendizagem pode ser resumida num único objetivo: aprender a pensar.
É preciso que o estudante se conscientize de que o resultado do processo depende fundamentalmente dele mesmo. Seja pelo seu próprio desenvolvimento psíquico e intelectual, seja pela própria natureza do processo educacional. As condições de aprendizagem transformam-se no sentido de exigir do estudante maior autonomia, maior independência em relação aos subsídios da estrutura do ensino e dos recursos institucionais que lhe são oferecidos.
TEMA
( vulnerabilidade dos idosos)
Articulações orgânicas entre a produção de conhecimento e a prática profissional.
3.DESENVOLVIMENTO
A população idosa tem crescido no Brasil e no mundo. Os estudos revelam que a população mundial tende a ter uma crescente expectativa de vida. Foram pesquisado em dois órgãos , sobre a população idosa no Brasil. Foi feito um levantamento pela organização mundial de saúde (OMS) que o percentual de idosos do Brasil em 1991 era de 75% representando 11 milhões de idosos , estima-se que em 2025 será de 15% representando 32 milhões de idosos assim temos a sexta população de idosos em todo o mundo. A diminuição da mortalidade e da fecundidade juntamente com o desenvolvimento tecnológico na área da saúde têm sido apontados como fundamentais neste processo de envelhecimento mundial.
A Síntese de Indicadores do IBGE 2005 aponta que a população idosa no Brasil corresponde a 9,9% da população. A tendência de crescimento dessa parcela da população é nítida nas duas últimas décadas, a estimativa é que em 2025 o Brasil seja o sexto país mais envelhecido do mundo, com uma média de 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o que representará 15% da população nacional (IBGE, 2005).
Entretanto ainda não estamos preparados para dar o tratamento necessário aos idosos. Contraditoriamente, esta sociedade envelhecida desvaloriza e exclui o idoso. Em muito este processo é gerado pela sociedade de consumo e pelo modelo neoliberal, que cada vez mais valoriza o novo, o ágil, o descartável, as relações e processos imediatos, desta forma o que não se adapta a este molde fica à margem. As práticas, a cultura e o saber construídos ao longo do tempo, transmitidos entre as gerações perdem o valor diante do saber instantâneo, adquirido nos meios de comunicação e na internet.
É necessária uma sensibilização da sociedade para que reconheça a velhice como uma etapa da vida que requer a efetivação de direitos sociais específicos a esta fase, bem como
...