ORCAMENTO EMPRESARIAL
Pesquisas Acadêmicas: ORCAMENTO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: iraneidesilva • 19/11/2013 • 3.880 Palavras (16 Páginas) • 200 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 Desenvolvimento das atividades ..............................................................................4
3 Definições teóricas ...................................................................................................7
3.1 O papel da auditoria no processo de identificação de falhas nas empresas.........7
3.2 A diferença entre anditoria interna e auditoria externa.........................................11
3.2.1 Auditoria interna................................................................................................11
3.2.2 Auditoria externa...............................................................................................12
3.3 O papel da controladoria no processo de decisção financeira.............................13
3.4 Os benefícios do planejamento tributário no caso em questão............................17
CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS 20
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho que iremos desenvolver traz o tema: O Orçamento Empresarial, ondeapontaalgumas dificuldades da empresa Controlando Tudo Ltda. Com base nas informações que nos foram dadas, esta empresa acabou de passar por uma auditoria e está buscando corrigir as falhas apontadas. Por meio do controle interno e constante das operações, iremos buscar soluções juntamente com a contabilidade, através de um planejamento tributário edecidir sobre o melhor regime de tributação para o PIS/COFINS nesta empresa. Falaremos também sobre a importância da auditoria interna e externa; sobre o papel da controladoria e os benefícios do planejamento tributário,como garantia na continuidade do negócio empresarial.Esse trabalho será de grande importância para exercitar nossas habilidades e fixação dos conhecimentos adquiridos nesse semestre.
2. Desenvolvimento das Atividades
A empresa Controla Tudo Ltda. Está diante de uma difícil decisão em uma de suas filiais que envolve basicamente uma decisão tributária e uma decisão financeira. Ambos os problemas estão sendo submetidos nesse momento à nós, que imbuídos dos conhecimentos adquiridos no curso poderão nos ajudar a tomar a melhor decisão. Mais antes existem questões contábeis a serem discutidas como segue:
A primeira questão se refere a um possível erro contábil que devemos corrigir. Vejamos o balanço de a empresa demonstrado a seguir:
RESUMO DO BALANÇO PATRIMONIAL LEVANTADO EM 31 DE DEZEMBRO DE X1.
Pela análise do balanço a empresa não possui caixa suficiente para pagar seus fornecedores, porem nos parece que existem erros contábeis a serem corrigidos. A lista de duplicatas levantada pela auditoria é a seguinte:
• A seguir, faremos os ajustes necessários e levantaremos um novo balanço demonstrando a situação correta da empresa.
RAZONETES
• Devido a empresa ter passado por um processo de auditoria, verificou-se que a legislação relativa exclusivamente ao ramo de sua filial, permite o regime tributário do PIS/COFINS como não cumulativo. Atualmente a empresa contribui pelo regime cumulativo.
Os únicos impostos para fins didáticos que serão considerados são: ICMS sobre compras 12% e vendas 18% e as alíquotas do PIS e COFINS que iremos pesquisar. A empresa comprou exatamente o valor dos custos que precisava para vender.
• Com base nos dados a seguir, apresentar os cálculos pelos dois regimes tributários e justifique qual regime apresenta uma melhor opção para a empresa.
Depois de indicar a melhor forma de tributação, considerar que a empresa efetuou essa venda em dezembro/X1 á vista; levantar um novo balanço em dez/X1.
3. Definições Teóricas
3.1 O papel da auditoria no processo de identificação de falhas e / ou oportunidades na empresa
O objetivo principal da auditoria, independentemente de ser ou não interna, ou seja, o mesmo objetivo vale para a auditoria externa, é o de se determinar e avaliar a confiabilidade das demonstrações financeiras e dos registros contábeis que deram suporte a essas demonstrações em um determinado período financeiro. Esse é o principal objetivo da auditoria.
Ao realizar o processo de auditoria, o auditor pode encontrar nesses relatórios certos erros ou fraudes. Mas a detecção de fraudes ou erros não é o objetivo principal da auditoria. Ela compõe um objetivo secundário da auditoria, ou seja, deriva do objetivo principal. A busca por esses objetivos requer um trabalho profissional e um processo de atualização constante por parte dos profissionais auditores que devem primar pelo profissionalismo e pela competência no exercício de sua profissão. Como diz o slogan do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (INSITUTO DOS AUDITORES INTERNOS DO BRASIL, 2012),
É importante se destacar que embora nos pareçam iguais em termos de conseqüência os termos acima possuem conceitos diferentes para fins de auditoria. Como se pode ver a seguir:
a) fraude -é o ato intencional de omissão ou manipulação de transações, adulteração de documentos, registros e demonstrações contábeis; e
b) erro -é o ato não intencional resultante de omissão, desatenção ou má interpretação
...