Obtenção Do Sabão E Comparação Com Detergente
Monografias: Obtenção Do Sabão E Comparação Com Detergente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hanswbl • 27/5/2014 • 804 Palavras (4 Páginas) • 595 Visualizações
Resumo
Esse experimento tem por objetivo produzir sabão através da hidrólise alcalina do óleo de coco, que tem como principal ácido graxo o ácido mirístico, bem como a análise e compa- ração do poder espumante do produto da saponificação em relação ao detergente.
Palavras – chave: Ácidos graxos, reação de saponificação, detergentes;
Resultados e Discussão
Sustâncias utilizadas e suas propriedades:
- Ácidos graxos: são ácidos carboxílicos com grupos laterais de hidrocarbonetos de ca - deia longa (com cadeias carbônicas variando entre 4 e 36 carbonos). Eles normalmente ocorrem na forma esterificada, como os principais componentes de triacilgliceróis, glicero - fosfolipídios, esfingolipídios e colesterol.
- Triacilgliceróis: também conhecidos como triglicerídios ou gorduras neutras, constituembasicamente as gorduras e os óleos encontrados nas plantas e animais. Eles são substân -cias apolares e insolúveis em água, compostos por triésteres de ácidos graxos e glicerol.
Substância Ponto de
Fusão
(ºC) Ponto de
Ebulição
(ºC) Densidade
(g/ml)
25 ºC Massa
Molecular
(g/mol)
Ácido Mirístico
CH3(CH2)12COOH 58,8 250 0,86 228,27
Hidróxido de K
KOH 360 1320 2,04 56,10
- Reação de Saponificação:
Massa de óleo de côco (m): 5,01g
Foram adicionados 30ml de etanol e 25ml de base e a mistura aquecida.
A reação foi feita com excesso de soda cáustica para obter maior rendimento
(25ml, 6M).
Após 20 minutos de ebulição e posterior resfriamento, destila-se 20ml de etanol.
Foi adicionado solução saturada de cloreto de sódio visando diminuir a solubilidade do sabão. Obtivemos então o sabão de sódio.
Mecanismo de Reação
Capacidade de Limpeza e Formação de Micelas
Os sais de sódio de ácidos carboxílicos de cadeia longa são quase que completamente miscíveis em água. No entanto, eles não se dissolvem como poderíamos prever, isto é, como íons individuais.Geralmente os sabões existem como micelas, que são aglomerados esféricos de ânions carboxilatos que estão dispersos por toda a fase aquosa. Os ânions carboxilatos são empacotados unidos, com seus grupos carboxilatos carregados negativamente (polares) na superfície, e com suas cadeias de hidrocarbonetos apolares no interior. Os íons sódio estão dispersos por toda a fase aquosa como íons individuais solvatados.
A formação de micelas explica o fato de os sabões se dissolverem em água. As cadei-as alquilas apolares (hidrofóbicas) permanecem no interior da micela (região apolar). Os grupos carboxilatos polares (hidrofílicos) estão expostos a um ambiente polar – a fase aquosa. Esse carater dúbio é o que proporciona ao sabão a capacidade de remover gordu - ras de objetos promovendo e “limpeza”.
Foto 1: http://dc354.4shared.com/doc/1ifPo9sk/preview.html, acessado em 12/05/2014
Diferenças entre Sabões e Detergentes
Os álcoois de C12 a C18 são utilizados em quantidades
...