Operação e operação da conta
Resenha: Operação e operação da conta. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emil_ander • 7/10/2014 • Resenha • 219 Palavras (1 Páginas) • 180 Visualizações
2.1.1 – Função e Funcionamento da Conta
FUNÇÃO – A Provisão para Devedores Duvidosos (PDD) é conta do Ativo;
possui natureza RETIFICADORA e, portanto, saldo CREDOR, ao contrário das contas que normalmente integram esse grupo patrimonial, que, como sabemos são devedoras.
A PDD retifica a conta Clientes ou Duplicatas a Receber, assim como o fazem as Duplicatas Descontadas, de modo a espelhar o valor líquido provável de realização dos créditos de funcionamento, ou, em outras palavras, dos créditos a receber.
Como toda conta retificadora, ela está ligada diretamente à conta que retifica (clientes). Dessa forma, a PDD pode classificar-se tanto no Ativo Circulante quanto no Realizável a Longo Prazo, em função do prazo de vencimento dos títulos aos quais se encontra vinculada.
FUNCIONAMENTO – A conta Provisão para Devedores Duvidosos é CREDITADA pelo valor da provisão constituída, consoante critérios contábeis ou fiscais adotados pela empresa, em contrapartida a uma conta própria do Resultado do Exercício, classificada no grupo das DESPESAS OPERACIONAIS (DESPESAS COM VENDAS) e usualmente denominada DESPESA COM CONSTITUIÇÃO DA PROVISÃO PARA DEVEDORES DUVIDOSOS.
É DEBITADA pela baixa dos títulos considerados incobráveis, em contrapartida à conta CLIENTES.
Lembrete Importante: (GONÇALVES,1998)
Como contas RETIFICADORAS DO ATIVO que são, as PROVISÕES, os ENCARGOS DE DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO e contas como DUPLICATAS DESCONTADAS serão demonstradas no Balanço Patrimonial de forma SUBTRATIVA,retificando os bens e direitos a que se referirem.
...