Orbital S
Monografias: Orbital S. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karoljeronimo • 21/6/2013 • 243 Palavras (1 Páginas) • 294 Visualizações
Nome: Ana Karoline J. da Silva. Licenciatura em Química – 3º Período.
Componente Curricular: Química Inorgânica. Docente: Dra. Ângela Kwiatkowski
Os orbitas atômicos
Define-se por orbital, uma região espacial (portanto em 3D) na qual a probabilidade de se encontrar um elétron é máxima. De forma simplificada, podemos entender que se existe um local que o elétron possa ocupar ao redor do núcleo, esse local é o orbital. O comportamento dos elementos químicos é quase que determinado pelos elétrons existentes em seus átomos, principalmente pelos elétrons que possuem maior número quântico principal (n), freqüentemente chamado de elétrons de valência.
Orbitais tipo S:
Num átomo de hidrogênio temos um único elétron situado num sub-nível 1s.Logo, este elétron ocupa um orbital tipo s. Mas o que isso quer realmente dizer? Se pudéssemos observar este elétron e fotografá-lo em intervalos de centésimos de segundo, veríamos uma seqüência de imagens mostrando várias posições deste elétron. A sobreposição destas imagens nos mostraria quais as posições deste elétron ao redor do núcleo, ou seja, qual a forma do orbital S.
Figura 1 - REPRESETAÇÃO GEOMÉTRICA DO ORBITAL S
Dizemos então que os orbitais S possuem forma esférica, independentemente do nível ao qual pertencem. Em outras palavras, não faz diferença se o orbital é 1s, 2s, 3s, 4s, 5s, 6s ou 7s, todos são esféricos e não direcionais.
Referências:
Porto, G. Orbitais atômicos. Disponível em <http://www.agracadaquimica.com.br/quimica/arealegal/outros/215.pdf>. Acesso em 11 abril 2013.
Ayala, J. D. Teoria do orbital molecular. Disponível em: < http://qui.ufmg.br/~ayala/matdidatico/tom.pdf>. Acesso em
...