Organização X
Artigo: Organização X. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patty120281 • 28/9/2014 • 881 Palavras (4 Páginas) • 3.344 Visualizações
INTRODUÇÃO:
O primeiro passo é analisar toda a empresa, tendo como base a organização e o sistema de informação existente.
No caso desse exercício, já foi diagnosticado e relacionado os problemas para que possamos reorganizar a empresa.
Abaixo segue relacionados os problemas diagnosticados em ordem de prioridades:
1) A relação de autoridade existente entre as unidades é caótica. A subordinação é indistinta. O gerente de recursos humanos dirige-se ao diretor administrativo e dele recebe ordens. Essas ordens nem sempre combinam com o que é desejado pelo diretor financeiro, e assim por diante. Contrataram um gerente de logística e ele não sabe ainda a quem se dirigir. Há um mês no cargo, já conversou e recebeu memorandos de todos os diretores e do presidente.
2) O único organograma disponível foi elaborado há dez anos.
3) Os formulários são confusos, e o fluxo de cada um deles é tarefa a ser descoberta por alguém. Os formulários não são ruins, no que diz respeito à sua diagramação, mas há problemas.
4) Há espaço suficiente para uma melhor distribuição física.
5) A divisão de trabalho é irregular. É fácil encontrar funcionários da mesma seção executando o mesmo trabalho, mas sempre com um ou dois trabalhando mais do que o restante.
6) Existem funcionários de mesmo nível, e com o mesmo tempo de serviços prestados, percebendo salários bem diferentes. Fala-se em greve (branca, em princípio).
7) Os funcionários reclamam que mais computadores foram comprados e que poucos sabem o que fazer, a não ser utilizar o editor de textos. Dizem que compraram “máquinas de escrever de luxo”.
8) Os três diretores não têm uma formação profissional adequada.
9) O acompanhamento orçamentário é inexistente.
10) A área de informática diz que o setor de e-commerce apresenta resultados satisfatórios.
11) O conselho de administração não está interessado em buscar a certificação da série ISO 9000 e menos ainda a da série ISO 14000. Os conselheiros dizem que isso é bobagem e que “produto de qualidade é produto de qualidade, e todo mundo vai saber, mais dia menos dia”. “Exportar vai ser muito fácil, basta contratar gente com alguma experiência em comércio exterior” e “Fusão é confusão”, dizem os conselheiros.
PLANEJAMENTO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:
É necessário deixar claro a estrutura organizacional, como cargos, atividades, tarefas, subordinações.
Alterar o organograma da empresa.
Revisar e aplicar de forma correta os formulários, memorandos etc.
Readequação do espaço físico e utilizar melhor o espaço.
Reorganizar a divisão de tarefas e avaliar as qualificações e competências, para renegociar reajustes salariais.
Propor cursos de aperfeiçoamento e qualificação para os funcionários e principalmente para os diretores, pois como lidar sem conhecimento da área?!
Fazer um planejamento do orçamento da empresa, anualmente, como BUDGET para todas as despesas da empresa já existentes e futuras, nos casos das melhorias e investimentos também.
Reavaliar os produtos e a qualidade dos mesmos, reavaliar a satisfação do mesmo em relação aos consumidores e ao mercado de atuação.
Criar uma auditoria interna, para controlar, aprimorar os produtos, serviços e execuções da empresa, entre outros.
PLANEJAMENTO OPERACIONAL:
Após fazer o planejamento estratégico, realizar uma reunião com a diretoria, apresentando as mudanças e já estabelecendo a programação e execução.
Fazer as cotações e projetos para reorganização do espaço físico.
Fazer uma reunião com todos os colaboradores, informando sobre os problemas e as futuras melhorias e solicitar a colaboração de todos.
Enviar um memorando explicativo de tudo e com todas as mudanças, inclusive de organograma, subordinações, formulários, cargos, tarefas,
...