Orçamento
Tese: Orçamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ivete123 • 9/10/2013 • Tese • 1.738 Palavras (7 Páginas) • 269 Visualizações
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ORÇAMENTO GERAL
Orçamento é um instrumento de planejamento e controle de resultados econômicos e financeiros. É um modelo de mensuração que avalia e demostra, por meio de projeções, os desempenhos econômicos e financeiros da empresa, bem como as unidades que a compõem.
É um conjunto de planos e politicas que, formalmente estabelecidos e expressos em resultados financeiros, permite à administração conhecer, a priori, os resultados operacionais da empresa e, em seguida, executar os acompanhamentos necessários para que esses resultados sejam alcançados e os possíveis desvios sejam analisados, avaliados e corrigidos (MOREIRA, 1989, p. 151).
O orçamento geral de uma empresa industrial é formado por orçamentos específicos:
2.1.1 ORÇAMENTO OPERACIONAL
Orçamento de Vendas: A finalidade do orçamento de vendas é determinar a quantidade e o valor total dos produtos a venda, bem como calcular os impostos a partir da projeção se vendas pelas unidades de vendas.
A organização nesta etapa deve mensurar a quantidade de cada item que pretende comercializar e também definir os preços que serão praticados no mercado.
Orçamento de Produção: A finalidade do orçamento de produção é determinar a quantidade que devem ser produzidas em função da venda planejada, considerando as políticas de estoque de produtos acabados.
As empresas devem analisar o espaço de armazenamento, disponibilidade de mão de obra, prazo de entrega de materiais, capacidade de equipamentos, capacidade de produção, adequação das instalações, disponibilidade de matéria-prima, outros.
O controle de estoque é fundamental para o bom desenvolvimento da empresa, pois se faltar produto a empresa corre o risco de perder o cliente e se sobrar estoque a empresa passa a trabalhar com um custo elevado.
Orçamento de matéria-prima: A finalidade do orçamento de matéria-prima é provisionar a compra do material para atender a quantidade a ser produzida. É preciso levar em consideração o lead time dos processos de produção, vendas e compras. Muitas empresas utilizam esse orçamento para identificar as melhores datas da compra do insumo.
Orçamento de Mão de Obra Direta: A finalidade do orçamento de mão de obra direta é determinar a quantidade e o valor total de horas de mão de obra diretamente aplicada na produção. O valor do salário bruto e encargos sociais e provisões também são incluídos.
Orçamento de custos indiretos: A finalidade do orçamento de custo indireto é apurar os custos que participam indiretamente na fabricação do produto. Este consumo pode variar conforme o nível de produção.
Orçamento de mão de obra indireta: A finalidade da mão de obra indireta é apurar os custos que participam indiretamente na fabricação. Os custos indiretos mais comuns são as depreciações, seguro, água, aluguel, material de expediente, energia elétrica, água, etc.
Orçamento de despesas de vendas e administrativas: A finalidade do orçamento de despesas e vendas e administrativa é dimensionar os recursos necessários para dar suporte às vendas orçadas. Essas despesas ocorrem somente após a comercialização do produto. Os custos mais comum são: comissão paga aos vendedores, fretes, viagens, etc.
2.1.2 ORÇAMENTO FINANCEIRO
O orçamento financeiro vai elaborar os demonstrativos financeiros, e esses demonstrativos é que vão demostrar os resultados da empresa durante um período determinado, ele é subdividido em dois orçamentos:
Orçamento da demonstração do resultado do exercício: tem a finalidade principal de apurar se o período orçado vai ser lucrativo ou não.
Para elaborar o DRE é necessária a apuração do custo dos produtos vendidos -CPV- que pode ser encontrado através da quantidade vendida multiplicada pelo custo unitário do produto.
Orçamento de demonstração do fluxo de caixa: Tem a finalidade de projeção de entrada e saídas dos recursos financeiros do caixa. O fluxo de caixa possibilita também assegurar recursos monetários suficientes para atender as operações da empresa.
2.1.3 ORÇAMENTO FLEXÍVEL
O orçamento flexível é o que usa ajusta para as mudanças no volume de vendas e outras atividades direcionadas de custos.
2.2 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO
a) com a fixação de objetivos e políticas para a empresa e suas unidades, e por meio de sistematização do processo de planejamento e controle, introduz o hábito do exame prévio e minucioso de principais fatores antes da tomada de decisões importantes;
b) com base em resultados econômicos e financeiros projetados, importantes decisões financeiras podem ser tomadas com maior grau de acerto;
c) aumenta o grau de participação de todos os membros da administração na fixação dos objetivos;
d) os administradores quantificam e datam as atividades pelas quais são responsáveis, o que os obriga a tomar decisões mais consistentes;
e) facilita a delegação de poderes;
f) identifica os pontos de eficiência ou ineficiência do desempenho das unidades;
g) tende a melhorar a utilização dos recursos, bem como ajustá-los às atividades prioritárias;
h) os controles gerenciais tornam-se mais objetivo
2.3 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA
Isenção Tributária tem um carácter de exceção do campo de incidência de um determinado tributo sem grupo restrito de possíveis contribuintes. Ela pode ser concedida por um tempo determinado ou indeterminado. Podemos dizer que o tributo existe , mas não há obrigatoriedade em paga-lo, sendo que o mesmo foi dispensado.
Imunidades Tributárias tem um regra jurídica que estabelece a hipótese de incidência já nasce delimitada em sua abrangência por ordem constitucional., ou seja esse debito sequer vai ser constituído.
3.0 BALANÇO PATRIMONIAL
O Balanço Patrimonial demostra a situação estática da empresa em um determinado momento, cada empresa pode determinar a data de encerramento do balanço conforme as suas conveniências, mas a maioria das empresas
...