TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento

Tese: Orçamento. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Tese  •  2.655 Palavras (11 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 11

Este trabalho foi proposto pelos professores do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, 4º semestre da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como forma de avaliação individual com o objetivo e reflexão teórica, contextualização pela a realidade tratada nas disciplinas do semestre por meio de uma pesquisa bibliográfica do tema Gestão e Orçamento Empresarial.

O mercado está cada vez mais concorrido, já que as empresas vêm investindo na qualificação dos profissionais, em pesquisa, desenvolvimento e tecnologia para empregar os recursos em busca de melhores resultados econômicos e orçamentários. O orçamento geral, flexível os pontos positivos do orçamento para gestão e suas questões tributarias, tendo a Isenção, Imunidade, e os Balanços Patrimoniais, DRE, Demonstrações de Fluxo de Caixa, para comparar o orçado com o realizado, com a utilização dos métodos quantitativos.

Diante de conceitos e argumentações, pôde – se entender como colocar em prática os conteúdos abordados neste semestre e compreender o quanto é importante para os Contadores e administradores de empresas, ampliarem os seus horizontes de estudo em várias áreas do conhecimento. Pois, Galgar conhecimento é está cada vez mais preparado para enfrentar e superar os desafios que envolvem a gestão e orçamento empresarial atual.

DESENVOLVIMENTO

O orçamento é o plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício. E mais, do que uma simples estimativa ela deve estar, como um plano que abrange todo o conjunto de operações e compromisso dos gestores para alcançadas metas e prioridades que direcionam a entidade para proporciona condições de avaliação de desempenho nos prazos determinados.

As empresas de grande porte têm a responsabilidades de desenvolver orçamentos para seus períodos de operação. Onde, o orçamento empresarial deve detalhar quais serão as receitas e despesas da companhia dentro de períodos futuros. A elaboração de um orçamento deve sempre ser feita com base nas previsões, nunca limitando a sua elaboração ao histórico, aos resultados e pressupostos passados.

E dependendo do tipo de organização, pode ser desenvolvido de várias maneiras quanto à participação nas definições estruturais como: top-down, ou bottom-up, respectivamente, de cima para baixo ou fluindo de baixo para cima da pirâmide organizacional. Juntamente com o planejamento que é a mais básica, e uma das mais importantes de todas as funções gerenciais, pois, a habilidade como esta função está sendo desempenhada determina o sucesso de todas as operações.

O Orçamento Flexível serve para fornece estimativas sobre qual deve ser o custo sobre qualquer nível de atividade, e permitem uma analise mais completa das variações. Este surgiu para solucionar o problema do orçamento estático. Em vez de um único número determinado de volume de produção ou vendas, ou volume de atividade setorial, a empresa admite uma faixa de nível de atividades, sendo que, as condições do empreendimento estão sempre mudando.

A base para elaboração do orçamento flexível é a perfeita separação entre custos fixos e variáveis. Estes estão sujeitos a maior variabilidade. As variações nas projeções, em relação ao resultado realizado, dificultam a análise da eficiência, seja ela relacionada aos setores, onde os gerentes e empregados não podem ser certamente avaliados e recompensados, ou em relação ao desempenho de toda a empresa.

Wood e Sangster (1996) confirmaram que quando os resultados reais são comparados com os resultados orçados segundo o orçamento empresarial, eles divergem por duas razões: Enquanto os volumes reais e orçados da fabricação e vendas podem ser os mesmos, os custos reais e orçados pode haver diferenças; Os volumes das unidades reais e orçadas de vendas e fabricação podem variar e os custos serão diferentes porque os volumes são diferentes.

O Orçamento Flexível precisa e necessita de maior participação dos membros da organização. Somente com o crescimento do nível de informação é possível uma aplicação do orçamento flexível com sucesso. Pois, Ele oferece as informações necessárias para melhor análise do desempenho de um determinado departamento.

O objetivo do Orçamento Flexível é de auxiliar os administradores a entender por que os orçamentos não foram cumpridos. É útil quando os gestores estiverem tentando escolher um dentre vários níveis de atividade para fins de planejamento, e no acompanhamento, quando eles estiverem tentando analisar os resultados efetivos.

Tendo uma melhor flexibilidade para definir as regras e procedimento, fazendo com que haja maior compreensão das partes sobre o que foi decidido e que venha possibilitar conhecimento e técnico de mediação na gestão empresarial.

Tributo é a prestação de pecuniária compulsória instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa vinculada, que não constitua sanção de ato ilícito. A Constituição reconhece três tipos de tributos:

I – impostos que é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica em favor do contribuinte ou em relação a ele. Fato gerador, por sua vez, é situação que faz nascer á obrigação tributária.

II - taxas, em razão do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição; Ao contrário do imposto, a taxa é um tributo que depende da atividade estatal. A iluminação pública, por não ser um serviço específico e divisível, não pode ser cobrada mediante taxa, e sim custeada por um imposto.

III - contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas. O fato gerador da contribuição de melhoria é a valorização imobiliária. § 1º Sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte.

A Imunidade é uma hipótese de não-incidência tributária constitucionalmente qualificada. E a Isenção para alguns autores, é uma hipótese de não-incidência legalmente qualificada. Para outros se trata de uma exclusão do crédito tributário, pois embora tenha acontecido o fato gerador do tributo (haja incidência), o ente tributante está impedido de constituir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com