PLANO DE AULA DNA
Exames: PLANO DE AULA DNA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rozyane • 5/11/2014 • 1.492 Palavras (6 Páginas) • 2.185 Visualizações
DNA ESTRUTURA E FUNÇÕES:
Nossa sequencia didática abordará o tema DNA, e será ministrado para as turmas do ensino fundamental 9º ano, com a proposta de entender suas estrutura, e funções.
Objetivos:
1- Entender a estrutura e função do DNA.
2- Conhecer a molécula de DNA e suas duas cadeias de nucleotídeos complementares.
3- Saber qual sua importância.
4- Monta um vídeo com imagens de formo que os alunos possam compreender de maneira mais clara o como funciona o DNA.
Metodologia:
1- Explicação do conteúdo
2- Uso de materiais: como elides com imagens vídeos e livros de didáticos dos alunos.
3- Divisão dos alunos em grupos de no máximo 7 alunos para realizarem um trabalho com tema das aulas ministradas.
1º Aula DNA e sua cadeia
2º Aula Realizar um teste avaliativo encima do assunto ministrado
na 1º Aula
3º Aula Será feito a apresentação dos trabalhos e avaliado
os alunos Em relação ao conhecimento do assunto trabalhado.
DNA:
DNA ou ADN em português, é a sigla para ácido desoxirribonucleico, que é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus.
O principal papel do ADN é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e RNA, o DNA se encontra no núcleo das células de um organismo, no interior dos cromossomos, menos nas hemáceas (glóbulos vermelhos), que não possuem núcleo. Os segmentos de DNA que contêm a informação genética são denominados genes, o resto da sequência tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética, a estrutura da molécula de DNA foi descoberta conjuntamente pelo norte-americano James Watson e pelo britânico Francis Crick em 1953, e nove anos depois foram agraciados com o Prêmio Nobel de Medicina. Com exceção de gêmeos univitelinos, o DNA de cada indivíduo é exclusivo, cada ser humano possui duas formas de cada gene, uma que recebe da mãe outra que recebe do pai. Mesmo sendo a maioria dos genes iguais entre as pessoas, algumas sequências do DNA variam de pessoa para pessoa. Para saber a paternidade de uma criança, faz-se o teste de DNA, que vai confirmar sua origem genética.
DNA mitocondrial; existe também o DNA mitocondrial, que não se encontra no núcleo das células, e sim na mitocôndria. O material genético mitocondrial é herdado exclusivamente da parte materna; muitas vezes o DNA mitocondrial permite obter informação sobre um ser, mesmo que estejam em estado avançado de degradação.
ESTRUTURA E FUNÇÃO DO DNA.
Os biólogos tinham dificuldade em aceitar, na década de 1940,que o DNA era material genético, devido à sua aparência aparentemente simplicidade química. O DNA era conhecido como um longo polímero composto apenas por quatro tipos de subunidades, semelhantes quimicamente entre si. No inicio de 1950, o DNA foi examinado por difração, de raios X, uma técnica utilizada para determinar a estrutura atômica tridimensional de uma molécula.
O DNA é a estrutura que identifica os seres vivos e apresenta características próprias que permite, mesmo em indivíduos de uma mesma espécie, diferenciá-los. Assim, pessoas de uma mesma família, irmãos, por exemplo, apresentam diferenças físicas determinadas pela variação do DNA presente em cada indivíduo. O DNA é a sigla que abrevia o termo ácido desoxirribonucleico (ADN, em português), que é a maior macromolécula celular, formado a partir da união de compostos químicos chamados nucleotídeos. O nucleotídeo é formado por 3 substâncias:
- Base nitrogenada, que pode ser adenina, guanina, timina ou citosina; sendo que estas bases são complementares, tendo no DNA os seguintes ligantes: Adenina–Timina e Guanina–Citosina.
- Um grupamento fosfato.
- Um glicídio do grupo das pentoses, que no caso do DNA é a desoxirribose.
Os nucleotídeos estão organizados através de ligações que permitem a formação
...