PROCESSOS HISTÓRICOS E QUESTÕES LOCAIS
Por: 15122016 • 25/5/2015 • Trabalho acadêmico • 954 Palavras (4 Páginas) • 207 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................3
2 MUNÍCIPIO DE VOTORANTIM...............................................................................4
3 PRONTO SOCORRO...............................................................................................5
CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho o grupo teve como conceito e principio a atenção básica da saúde cuja promoção cabe ao setor e que servirá para subsidiar a definição e a leitura especial dos tipos de estabelecimento necessário, tanto em nível urbano quanto rural e seus diferentes níveis de atendimento.
Várias questões envolvem o tema gerando duvida e consequentemente distorções que repercutem no atendimento a população.
A ausência de saúde e enfermidade foi o primeiro conceito visto em 1940, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e foi definido como “estado de completo bem-estar físico social e espiritual. Portanto atualmente busca-se principalmente aproveitar a vida com equilíbrio e disposição.
2 MUNÍCIPIO DE VOTORANTIM
O município de Votorantim, conta com uma população no total de 110.755 em 2012, informação dada pelo IBGE, e disponibilizada pelo Datasus.
Votorantim conta com postos (postinhos) ambulatoriais e médico, que ficam distribuídos pelos bairros da cidade.
Apesar da população de Votorantim contar com apenas 2 hospitais, e apenas um atende o SUS (serviço unificado de saúde). “A maternidade e hospital” Lauro Fogaça; e o hospital Santo Antonio, que atende pelos convênios e particulares.
Nos postos de saúde as pessoas atendidas, desde os casos mais graves, onde as pessoas passam pelo médico clínico e recebem medicamentação da farmácia que funciona nos postos de atendimento.
Juntamente com o departamento de saúde coletiva, está a vigilância epidemiológica, onde esta é responsável pelo controle e prevenção de doenças transmissíveis.
A vigilância sanitária é a responsável pelo controle e fiscalização de todos os serviços de comercialização de alimentos, emissão de alvarás de funcionamentos dos serviços que direta ou indiretamente possam causar riscos á saúde da população.
O hospital e maternidade de Votorantim “ Dr Lauro Roberto Fogaça” tem garantido a toda a gestante atendimento nos casos de urgência e emergência, isso com o programa “Portas Abertas”.
A maternidade conta com quartos privativos e as mamães recebem informações sobre aleitamento materno.
Francisco Araujo o então provedor do Hospital e Maternidade, lembra que a mamãe deve ficar com o bebê, logo depois do parto.
Lembra também que um equipe faz acompanhamento e realiza exercícios com pilates, para que o parto seja humanizado.
Contudo o hospital “ Lauro R. Fogaça” oferece atendimento individual a cada paciente e por isso conta com 91 profissionais sendo eles: médicos, diretores, técnicos, enfermeiros, generalistas, obstretas, técnico- responsável, auxiliares de leitos são o nº de 84 disponíveis e 16 para o setor de maternidade. Além disso, o hospital possui e mantém equipamentos modernos de tecnologia, salas de partos, enfermagem, neotologia, centro cirúrgico, pediatrias, unidade de terapia intensiva (UTI), maternidade, clinica médica e cirúrgica.
A população de Votorantim conta com o serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) e as chamadas são feitas integradas ao nº 192 e 193 em conjunto com o corpo de bombeiros. A base da equipe em Votorantim atende junto ao serviço de ambulâncias.
3 PRONTO SOCORRO
O conceito é o tratamento imediato e provisório dado em caso de acidentes ou enfermo imprevisto. Geralmente é prestado no próprio local do acidente até que se posso colocar o paciente a cargo de um medico par o tratamento definitivo . Fatores a serem observados: os primeiros socorros devem ser prestados com rapidez sem precipitação com firmeza e segurança, mantendo-se a calma a fim de evitar o pânico entres as pessoas presentes. A ação de quem presta os primeiros socorros está restrita ao primeiro atendimento tomando providências para que o acidente não origine outros e afaste perigos que poderiam complicar a situação.
...