PROJETO "GENOMA"
Resenha: PROJETO "GENOMA". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Talith • 4/11/2014 • Resenha • 259 Palavras (2 Páginas) • 466 Visualizações
PROJETO GENOMA
O Projeto Genoma surgiu em 1990, tinha a finalidade de identificar, até o ano de 2005, cada um dos 100 mil genes através de um processo chamado “mapeamento genético humano”, podendo ser animal, vegetal, fungos, bactérias ou vírus.
O objetivo desse projeto é descobrir como as substâncias químicas estão organizadas no DNA, onde obtiveram dados que registraram os detalhes das células humanas.
O mapeamento genético humano registra cada um dos genes dos cromossomos, determinado a ordem dos nucleotídeos e suas funções.
Os benefícios desse trabalho estão na identificação da cura de muitas doenças como obesidade, diabete e hipertensão. Porém ainda não chegou nesse ponto.
Os malefícios é o uso indevido do projeto, que pode fazer com que as pessoas percam sua individualidade. Por exemplo, a pessoa pode ser descartada em uma entrevista de emprego, pelo fato de que o exame possa detectar uma má reprodução da célula e um futuro câncer, dificultando a admissão no emprego. O que também pode preocupar é a seguradora. Uma vez que elas podem cobrar o chamado agravo em casos de doenças pré-existentes, elas usam os testes de DNA como pretexto para aumentar o valor das contribuições mensais levando em consideração não a certeza, mas a probabilidade de determinada doenças.
Com as pesquisas, foi possível concluir que o genoma humano é formado por aproximadamente 3 bilhões de pares de nucleotídeos, que estão distribuídos nos 24 cromossomos humanos. Porém apenas 3% desses pares de bases são capazes de transcrever para moléculas de RNA, o que aproxima o ser humano de outros animais quanto à quantidade de genes funcionais.
...