Petróleo E Derivados
Resenha: Petróleo E Derivados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nanarviola • 2/7/2014 • Resenha • 453 Palavras (2 Páginas) • 207 Visualizações
Petróleo
Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Substância inflamável possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).
Frações do petróleo são as partes comerciais obtidas pelo processamento nas operações de refino e é uma divisão por pontos de ebulição, por isso, também são chamadas produtos de petróleo. O petróleo (óleo de pedra) é uma mistura de compostos orgânicos, com predomínio de hidrocarbonetos, mas que contém outros elementos ou compostos. O carbono está presente com 84% seguido do hidrogênio (14%), enxofre (de 1 a 3%), nitrogênio, oxigênio, metais e sais, estes com menos de 1% de presença.
Frações do Petróleo
FRACÕES COMPOSIÇÃO USO
Gás Natural 1 a 2 carbonos ( CH4 - metano, C2H6- etano) combustível para veículos
Gás Engarrafado 3 a 4 carbonos ( C3H8 -propano, C4H10 - butano) combustível (gás de cozinha)
Gasolina 6 a 12 carbonos combustível de motores a explosão
Querosene 12 a 18 carbonos combustível doméstico e combustível para aviões
Gasóleo – Óleo Diesel 13 a 18 carbonos
combustível de ônibus, caminhões
Camada do Pré Sal
A camada pré-sal é um gigantesco reservatório de petróleo e gás natural, localizado nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo (região litorânea entre os estados de Santa Catarina e o Espírito Santo). Estas reservas estão localizadas abaixo da camada de sal (que podem ter até 2 km de espessura). Portanto, se localizam de 5 a 7 mil metros abaixo do nível do mar.
Estas reservas se formaram há, aproximadamente, 100 milhões de anos a partir da decomposição de materiais orgânicos.
Os técnicos da Petrobras ainda não conseguiram estimar a quantidade total de petróleo e gás natural contidos na camada pré-sal. No Campo de Tupi, por exemplo, a estimativa é de que as reservas são de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo.
Em setembro de 2008, a Petrobras começou a explorar petróleo da camada pré-sal em quantidade reduzida. Esta exploração inicial ocorreu no Campo de Jubarte (Bacia de Campos), através da plataforma P-34.
De 2008 até abril de 2013 a produção de petróleo e gás natural no pré-sal atingiu 192 milhões de barris. A exploração ocorre atualmente nas bacias de Santos (litoral do estado de São Paulo) e Campos (litoral do Rio de Janeiro). De acordo com a Petrobrás, em abril de 2013, a produção diária estava em torno de 310 mil barris. A empresa petrolífera informou também que, atualmente, são explorados 19 poços no pré-sal, através de 7 plataformas.
...