Petróleo Formação e composição
Tese: Petróleo Formação e composição. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fernanda1996 • 14/3/2014 • Tese • 905 Palavras (4 Páginas) • 314 Visualizações
Nome_______________________________________________________ N_________
Nome_______________________________________________________ N_________
Petróleo
Química
Osasco
Junho/2013
Índice
1.0- Formação e composição.
2.0- Frações e aplicações.
3.0- Combustão.
4.0- Reservas mundiais.
5.0- Pré Sal.
6.0- Conclusão.
7.0- Bibliografia.
1.0–Formação e composição
Substância oleosa e inflamável, o petróleo é a principal fonte de energia na atualidade. O fato de ser um recurso esgotável, aliado ao seu grande valor econômico, fizeram com que esse combustível se tornasse um elemento causador de grandes mudanças geopolíticas e socioeconômicas em todo o mundo.
Acredita-se que o petróleo tenha se formado há milhões de anos em razão da decomposição dos seres que compõem o plâncton, decomposição esta causada pela pouca oxigenação e pela ação de bactérias. Assim, esses seres decompostos teriam se acumulado no fundo dos mares e lagos.
Composto principalmente por hidrocarbonetos alifáticos, ali cíclicos e aromáticos, o petróleo é um óleo menos denso que a água, com coloração que pode variar desde o castanho-claro até o preto. Além de servir como base para a fabricação da gasolina, principal combustível para automóveis, vários outros produtos, como gás natural, GLP, nafta, querosene, lubrificantes, etc., são derivados do petróleo.
2.0- Frações e aplicações
Frações destiladas e processadas quimicamente são tratadas para que as impurezas como compostos orgânicos contendo enxofre, nitrogênio, oxigênio, água, metais dissolvidos e sais inorgânicos sejam removidas. O tratamento costuma ser feito ao passar as frações pelas seguintes etapas:
- uma coluna de ácido sulfúrico remove hidrocarbonetos insaturados (os que possuem ligações duplas carbono-carbono), compostos de nitrogênio, compostos de oxigênio e sólidos residuais (alcatrão, asfalto)
- uma coluna de absorção preenchida com agentes secantes para remover a água
- tratamento para remover o enxofre e compostos de enxofre.
Após o tratamento das frações, elas são misturadas para formar vários produtos, tais como:
- gasolina de vários tipos, com ou sem aditivos
- óleos lubrificantes de diferentes pesos moleculares e tipos (por exemplo, 10W-40, 5W-30)
- querosene de vários tipos
- combustível de aviação
- óleo diesel
- óleo combustível
- diferentes tipos de produtos químicos para a produção de plásticos e outros polímeros.
3.0- Combustão
Combustão é uma reação química exotérmica, ou seja, libera calor para o ambiente. Esse tipo de reação é muito comum, já que a maioria da energia que consumimos é derivada da queima de materiais: os combustíveis. Exemplo: gás de cozinha, gasolina, óleos e outros, todos eles obtidos a partir da destilação de petróleo, por isso recebem a classificação de hidrocarbonetos. Esses compostos são formados somente por carbono e hidrogênio, e para que uma combustão ocorra é necessário um comburente: o gás Oxigênio. Na reação de combustão dos hidrocarbonetos ocorre a formação de gás carbônico (CO2) e água, a energia é liberada sob a forma de calor. Veja a equação de combustão:
H + O2 → CO2 + H2O
A reação gerou apenas dióxido de carbono e água, quando elementos como carbono, nitrogênio, enxofre e ferro são queimados, dão origem a óxidos: a queima do Carbono irá gerar o dióxido de carbono, a combustão do nitrogênio dará origem ao dióxido de nitrogênio, a queima de enxofre irá gerar dióxido de enxofre e a do ferro irá gerar óxido de ferro III.
Mas, infelizmente, os combustíveis que apresentam extrema importância em nossa vida também trazem tragédias quando terminam em incêndios, para que isso ocorra são necessários três fatores:
1- Calor;
2- Presença de um combustível;
3- Presença de um comburente.
Para se prevenir e extinguir um incêndio é preciso eliminar um dos três elementos citados, a eliminação pode ser por:
Resfriamento: a água é usada para abaixar a temperatura;
Abafamento: utiliza-se cobertores para impedir o contato do gás oxigênio do ar com o combustível;
Retirada do combustível: existem vários tipos de extintores, e eles são usados conforme a origem do combustível:
- Sólidos: carvão, madeira, pólvora;
- Líquidos: gasolina, álcool, éter, óleo;
- Gasosos: metano, etano, etileno.
4.0 - Reservas Mundiais
Países com maiores reservas de petróleo do mundo
(quantidade
...