Plagio
Dissertações: Plagio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Isinhalb • 13/3/2015 • 272 Palavras (2 Páginas) • 162 Visualizações
1- O que é plágio? Qual a importância de não plagiar em trabalhos acadêmicos?
Plágio é a apropriação indevida de produção intelectual com partes ou totalmente reproduzida de outra pessoa, independentemente do conteúdo. A lei prevê sanções cíveis para as pessoas que se apropriarem indevidamente de obras, além das sanções penais dispostas no Código Penal, que trata o plágio como crime, podendo acarretar pena de detenção de três meses a um ano ou multa. Além disso, ato do plágio, como consiste numa cópia da propriedade intelectual de outra pessoa, prejudica o desenvolvimento do pensamento crítico de um aluno, consequentemente, comprometendo o seu aprendizado.
2- Como não cometer plágio?
Para que não cometa plágio, nos trabalhos acadêmicos, os alunos devem seguir as normas da ABNT, que afirmam que mesmo nos pequenos trechos que não são da autoria do executante do trabalho, o autor deve ser devidamente identificado, segundo as especificações normativas estipuladas, podendo fazer citações diretas e indiretas de acordo com as regas da ABNT.
3- Quais os 3 tipos de citação listados pelo documento e como podemos descrever cada um dos tipos de citação?
Os 3 tipos de citação listados no texto foram: citação indireta, citação direta e citação da citação. Na citação indireta ocorre a elaboração de paráfrase textual em que se altera a linguagem do texto, modificando o plano de expressão, mas não se altera o sentido; na citação direta, é retirado o fragmento na íntegra da obra de outro autor; a citação da citação ocorre quando citamos a ideia de determinado autor que aparece no texto de outro autor, ou seja, quando queremos fazer uma citação direta, mas não tivemos acesso ao texto original.
...