Planejamento Da Produção
Pesquisas Acadêmicas: Planejamento Da Produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mirian • 15/9/2014 • 2.405 Palavras (10 Páginas) • 212 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.................................................................................................4
2 PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO.............................................................5
3 PROGRAMAÇÃO DE PRODUÇÃO.............................................................7
4 CONTROLE DE PRODUÇÃO......................................................................9
5 CONTROLE DE ESTOQUE.........................................................................11
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................13
REFERÊNCIAS..................................................................................................14
INTRODUÇÃO
Esse trabalho apresenta que planejamento vem á necessitar decidir uma forma de garantir que a empresa esta atinja o objetivo de produzir com qualidade e produtividade. A garantia de bons resultados está ligada ao bom planejamento, programação e controle de todo o processo de produção.
Desse modo, torna-se possível atuar corretamente quando ocorrerem desvios, falhas do processo, ou agir em metas traçadas de melhoria de seu produto, para que ele seja bem aceito.
Essa prática também possibilita a diminuição de seus custos operacionais.
Medidas com o objetivo de realizar a previsão da demanda e, desta forma, permitir a liberação de ordens de produção, compra e montagem.
2 PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO
Segundo Chiavenato “Nenhuma empresa funciona na base da improvisação. Nada é feito aleatoriamente. Tudo precisa ser planejado antecipadamente para evitar desperdícios, perdas de tempo, atrasos ou antecipações desnecessários. O processo produtivo deve funcionar como um relógio, desde que seja devidamente planejado. O planejamento da produção (PP) constitui a segunda fase do PCP, vindo logo do projeto de produção.”
O planejamento da produção é um conjunto de ações inter-relacionadas que objetiva direcionar o processo produtivo da empresa e coordená-lo com os objetivos do cliente; com essa afirmação podemos dizer que o planejamento está envolto por duas etapas importantes dentro do processo que são: a programação e o controle da produção.
“Segundo Chiavenato” o planejamento de produção é o estabelecimento, a prioridade, daquilo que a empresa deverá produzir, tendo em vista, de um lado, a sua capacidade de produção e, de outro, a previsão de vendas que deve ser atendida.
O Planejamento da produção é o principal elemento de coordenação das atividades de vários departamentos de uma indústria. Essa coordenação é particularmente importante entre os departamentos de vendas, produção e compras. Um planejamento feito sem os devidos cuidados impossibilita a adequada coordenação das atividades afins.
O planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorre antes, durante e depois de sua elaboração e implementação na empresa. O objetivo global do planejamento e controle de produção não envolve somente o planejamento, mas também a programação e o controle do que foi estabelecido, não deixando que o objetivo final seja desviado do plano, ou ainda, decidindo sobre quaisquer mudanças que possam ocorrer no caso de defeitos ou falhas que possa haver no sistema. O PCP vem para dar suporte à gerência na tomada de decisão, já que estão nela os maiores problemas de produção, onde o seu objetivo maior é sempre esquecido, o de gerenciar os meios planejados e não as metas de produção. Em suma, o PCP tem como função a organização, padronização e sistematização do processo, levando a empresa a produzir com mais perfeição, segurança, rapidez, facilidade, correção e menor custo.
O Planejamento está envolvido em várias etapas:
Previsão da demanda;
Planejamento da capacidade de produção;
Planejamento agregado da produção;
Programação mestra da produção;
Programação detalhada da produção;
Administração de materiais;
Sequenciamento;
Emissão de ordens;
Controle da produção;
3 PROGRAMAÇÃO DE PRODUÇÃO
A programação é a fase intermediária entre o setor de planejamento e o setor de controle, sendo, portanto, o setor que de acordo com a demanda do mercado, transforma os planos sob a forma de projeto do produto, roteiro de manufatura, lista de materiais etc., em uma agenda de operações que será base de emissão de ordens de fabricação.
Essas funções colocam o Planejamento em uma atuação dinâmica e de controle, para que a emissão das ordens de fabricação atenda às necessidades de mercado e tenha uma posição em relação aos outros órgãos da empresa, de dependência e autoridade, possibilitando assim atingir os objetivos globais da organização.
Segundo Chiavenato, como o plano de produção é muito amplo e genérico, a programação da produção precisa detalhá-lo para que possa ser executado na dia a dia da empresa.
Programar produção significa determinar quando deverão ser realizadas as tarefas e operações de produção e quanto deverá ser feito. Na realidade, programar a produção é estabelecer uma agenda de compromissos para as diversas unidades envolvidas no processo produtivo da empresa. Mais do que isso, a programação da produção visa estabelecer um fluxo de informações para todas as unidades envolvidas, com o propósito de comandar, coordenar e integrar o processo produtivo da empresa. A programação de produção deve conter os seguintes itens: o quê, quanto, quando e onde.
Estes Itens definem quatro determinantes fundamentais ao desempenho dos sistemas PPCP (Planejamento, Programação, Controle da produção), são eles:
...