Planejamento estratégico
Relatório de pesquisa: Planejamento estratégico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MaianehGomes2010 • 29/5/2014 • Relatório de pesquisa • 1.027 Palavras (5 Páginas) • 220 Visualizações
Introdução
Conforme Caravantes (2009, pag. 159), nós dependemos da administração para nossa existência e para a nossa habilidade em contribuir e participar. Na verdade, nossa habilidade em contribuir com a sociedade normalmente depende muito da administração das empresas nas quais nós trabalhamos da mesma maneira que ela depende de nosso conhecimento, dedicação e esforço.
A administração caminha cada vez mais para ser uma ciência universal. Ela é necessária não só para a os administradores, mas para todas as áreas do conhecimento humano e cientifico. Cientistas, profissionais liberais, empreendedores, presidente, governadores, prefeitos, políticos e todo tipo de empreendimento social requerem conceitos da administração para alcançar objetivos, mostrando que a administração é uma habilidade humana. E é esse o tema que abordaremos a seguir, a utilização de processos administrativos na administração.
Etapa 01
Introdução
O planejamento estratégico é abrangente o suficiente para ser desmembrado em planos táticos, que, por sua vez, podem ser desdobrados em planos operacionais. Resgataremos neste trabalho os conhecimentos a respeito do surgimento e evolução da Teoria Administrativa, como as contribuições de Taylor, que foi o precursor da Teoria Administrativa.
Desenvolvimento
Segundo Chiavenato, as empresas não agem na base da pura improvisação, e nem querem depender da sorte ou do acaso. Tudo nelas é cuidadosamente planejado para que possa ser feito da melhor maneira possível. O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. Na verdade, o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente, quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível. Trata-se, pois, de um modelo teórico para a função futura. O planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Em razão disso existe uma hierarquia de planos. Há três níveis distintos de planejamento:
1. Planejamento estratégico: O planejamento no nível institucional recebe o nome de planejamento estratégico da empresa e apresenta três características principais: é projetado no longo prazo, está voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefa e envolve a empresa como uma totalidade. O balanced scorecard (BSC) pode ajudar muito na gestão estratégica pelo fato de reunir as principais perspectivas envolvidas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e desenvolvimento das pessoas.
2. Planejamento tático: O planejamento no nível intermediário da empresa é denominado planejamento tático e representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a execução das tarefas e operações. As principais características do planejamento tático são: é projetado para o futuro próximo ou atividades atuais da empresa em nível de departamentos e está relacionado com o controle e integração das operações atuais da empresa, focalizando a alocação de recursos.
3. Planejamento operacional: O planejamento no nível operacional é chamado planejamento operacional e envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem de sistema fechado. É montado na base de processos programáveis e com técnicas computacionais. Preocupa-se basicamente com o que fazer e como fazer, e está voltado para a otimização e a maximização de resultados. Tem caráter imediatista, abrangência estritamente local e se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações. Seu problema básico é a eficiência.
Quadro Comparativo
ASSUNTO DEFINIÇÃO 1 (PLT) DEFINIÇÃO FONTE 01 DEFINIÇÃO FONTE 02
Empresa São organizações sociais nas quais ocorre o fenômeno da produção de bens ou serviços. Uma empresa é, basicamente, uma estrutura relacional humana e não deve ser confundida com seus ativos, sejam quais forem. (Peter Drucker) O conjunto de bens que o empresário reúne para exploração de sua atividade econômica. (Fábio Ulhôa)
Administrador
Ambiente Empresarial
...