TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plantao Social e Serviço Social

Por:   •  20/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – Modalidade EAD

Mônica Correa Cavalcante

[pic 1]

Trabalho de Conclusão de Curso I

Professor da Disciplina: Lúcia Capitão

Tutor Virtual: Vanessa Pozzer

Tutor Presencial: Isabela

Arapiraca/Alagoas

2013


SUMÁRIO

1. Delimitação do tema ---------------------------------------------------------------------------- 3

2. Objetivos ------------------------------------------------------------------------------------------- 5

3. Categorias Teóricas ----------------------------------------------------------------------------- 6

4. Tópicos do Artigo Científico ------------------------------------------------------------------- 8

Referências ------------------------------------------------------------------------------------------- 9

  1. PLANTÃO SOCIAL: A prática profissional do Assistente Social na Secretaria Municipal de Saúde do Município de Limoeiro de Anadia

O referido estudo foi elaborado pela aluna da Universidade Luterana do Brasil, como exigência para obtenção de conclusão do curso de Serviço Social. A Aluna teve interesse em desenvolver o tema, devido ao processo de ensino-aprendizagem ocorrido na sua prática do estágio curricular. Existiram alguns pontos que serviram de base para a produção do trabalho. Como, por exemplo, as práticas emergenciais desenvolvidas no Plantão Social e a articulação ou desarticulação com as demais políticas sociais.

Atualmente estamos diante de uma luta constante pela afirmação dos direitos sociais, isso reflete a afirmação dos direitos de cidadania que é o resultado das lutas permanentes. O Capitalismo foi um marco na história da humanidade, o agravamento das questões sociais se tornou mais urgentes dentro da sociedade que luta por melhores condições de vida. As lutas sociais levaram as questões sociais para o âmbito público, romperam com o domínio privado do capital com o trabalho, e passaram a exigir que o Estado interferisse legalizando os deveres e os direitos sociais dos indivíduos, um dos fundamentos para realização do trabalho do assistente social.

O Serviço Social tem seu projeto profissional voltado para a defesa do trabalho e dos trabalhadores atuando nas mais contundentes  questões sociais que é a sua base sócio-histórica profissional. A atuação do profissional de Serviço Social se faz no desenvolvimento de Políticas Sociais, entre outras, proporcionando o acesso da população a estes serviços e benefícios. Sua capacidade critica reflexiva torna-o um profissional capaz de compreender o todo da problemática e ter capacidade de mobilização e organização, comprometendo-se com valores que respeitam a população, afirmando o compromisso com a liberdade, a justiça e a democracia, ou seja, a cidadania.

O Plantão Social é uma estratégia de atuação do serviço social. O Assistente Social utiliza para facilitar sua intervenção profissional, tendo um sentido técnico, que demanda conhecimento e habilidade. Também podemos dizer ser o Plantão Social um instrumento do Serviço Social, pois é utilizado como meio para a realização de uma determinada ação.

Assim, o estudo irá retratar uma breve trajetória das Políticas Sociais no Brasil, que se iniciou com o agravamento das Questões Sociais. Dar-se-á ênfase a Política da Saúde e a atuação dos profissionais de Serviço Social na área de saúde, expressando as ações desenvolvidas pelos Assistentes Sociais, considerando as particularidades das ações desenvolvidas no Plantão Social na Secretaria Municipal de Saúde do Município de referência.

A aluna irá apresentar de forma teórica como se apresenta o Plantão Social enquanto ação efetiva na Política de Saúde, trazendo uma reflexão sobre o papel do Plantão Social como um serviço de estratégia na efetivação de programas e projetos da Saúde enquanto Política Social. A articulação entre as Políticas Sociais é uma das formas de garantia dos direitos sociais. Já a participação da população é uma das categorias mais relevante no enfrentamento das questões sociais, uma vez que proporciona oportunidade de conquistar espaços decisivos, benefícios e valorização nas relações sociais.

        


2. OBJETIVOS

  •  Objetivo geral

Analisar as ações do Assistente Social no Plantão Social na Saúde

  • Objetivos Específicos
  1. Conhecer teoricamente o desempenho do Plantão Social na Política de Saúde;
  2. Refletir sobre o Plantão Social e sua articulação com as demais Políticas Sociais;
  3. Promover o Plantão Social como estratégia de intervenção do Assistente Social.

        

3. CATEGORIAS TEÓRICAS

PLANTÃO SOCIAL: A prática profissional do Assistente Social na Secretaria Municipal de Saúde do Município de Limoeiro de Anadia

Categoria

Conceitos

Reflexões Pessoais

Ref. Bibliográfica

PLANTÃO SOCIAL

Os plantões sociais foram instrumentos utilizados pelos assistentes sociais pioneiros, implantados pelas entidades norte-americanas, quando perceberam a necessidade de sistematizar os atendimentos assistenciais, que foram divididos em casos imediatos e casos continuados.

__________________________________

...O plantão tem como objetivo a escuta do usuário na demanda que ele traz para a instituição, e nesse espaço se pretende desvelar as necessidades pessoais e familiares para buscar, junto com o cliente, solucionar a problemática.

O plantão social é tido como espaço de trabalho pela maioria dos assistentes sociais, de atendimento imediato e rotineiro, não atribuindo a este a caracterização de desafiante.

A implantação dos Plantões Sociais no Serviço Social interviam em casos imediatos de vulnerabilidade e em casos continuados quando eram casos graves.

___________________________

Essa é uma visão conservadora sobre o plantão social, pois torna impossível o profissional trabalhar a emancipação do usuário.

___________________________

Essa definição está ligada a filantropia e a caridade como marcas centrais no serviço social conservador.

SOUZA, Maria Cecília. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2004.p.48

 

VIEIRA, Balbina Ottoni. Serviço Social: Precursores e Pioneiros. Agir, 1950.

VASCONCELOS, Ana Maria. A prática do Serviço Social: Cotidiano, formação e alternativas na área da saúde. 3. Ed.São Paulo: Cortez, 2006.

SERVIÇO SOCIAL NA

SAÚDE

A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

a inserção dos assistentes sociais nos serviços de saúde é mediada pelo reconhecimento social da profissão e por um conjunto de necessidades que se definem e redefinem a partir das condições históricas sob as quais a saúde pública se desenvolveu no Brasil.

Observa-se historicamente que a atuação do Serviço Social na saúde se deu no

âmbito curativo e com abordagem individual (Serviço Social de Caso), sendo a preocupação com a saúde, uma questão política, explicitada somente na virada da década de 80 para 90, quando houve a mudança do conceito “saúde” e a ascensão do Movimento da Reforma Sanitária.

Para viabilização desses direitos, o serviço social deve visar o enfrentamento das expressões da questão social.

O serviço Social na Saúde deve atuar de modo a ultrapassar o caráter emergencial e burocrático.

O serviço social se organizou na área da saúde a partir da década de 60, principalmente após algumas mudanças no conceito de saúde.

BRASIL Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

COSTA, Maria Dalva Horácio da O trabalho nos serviços de saúde e a inserção dos(as) assistentes sociais. In: Serviço Social & Sociedade. São Paulo: Cortez, nº 62, 2000.

BRAVO, Inês S. Serviço Social e Reforma Sanitária: lutas sociais e práticas profissionais. São

Paulo, Cortez: 1996.

QUESTÃO SOCIAL

...as relações de produção e reprodução social, bem como a acumulação capitalista relacionam-se e geram conflitos acirrados decorrentes da própria relação Capital e Trabalho que surge a questão social...

___________________________________

A questão social é muitas vezes vista como um objeto do serviço social... está relacionada com o sistema capitalista de produção...

A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado...

Nesse período a questão social era vista como um problema subversivo, resultante da contradição capitalismo X trabalho.

O Serviço Social tem sua área de intervenção nas desigualdades sociais produzidas pelo sistema capitalista.

 A questão social tem sua raiz na relação capital X trabalho.

CUNHA. Edite da Penha; CUNHA, Eleonora Schettini M. Políticas Públicas Sociais. In: Políticas Públicas. Alysson Carvalho (org.). UFMG, 2003.

www.siginificados.com.br < acessado em 02 de julho de 2013>.

IAMAMOTO, Marilda Vilela; CARVALHO, Raul. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo, Cortez, 1983

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (260.3 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com