Pneumática
Relatório de pesquisa: Pneumática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 13/11/2014 • Relatório de pesquisa • 1.006 Palavras (5 Páginas) • 506 Visualizações
CURSO: Engenharia de Produção
TURMA: 6º Am.
PERÍODO: Manhã
TRABALHO
ASSUNTO / TEMA:
ATPS
DISCIPLINA:
Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos
DATA DA SOLICITAÇÃO:
15 de Agosto de 2014
DATA ENTREGA:
28 de Novembro de 2014
PROFESSOR:
Eng° Eduardo Christiano Cecone
ALUNO(S):
Nome do Aluno
RA
Ana Paula Brito
4246846729
André Vidal
3716653098
Leonardo Lorenz
4200063298
Steve de Oliveira Vaz
3708616954
Vinicius Soares
4200063428
Wilder Gonçalves
3708597233
Nome do aluno:
N.º RA:
Turma:
Ana Paula Brito
4246846729
6º Am
André Vidal
3716653098
6º Am
Leonardo Lorenz
4200063298
6º Am
Steve de Oliveira Vaz
3708616954
6º Am
Vinicius Soares
4200063428
6º Am
Wilder Gonçalves
3708597233
6º Am
Curso:
Engenharia de Produção
Disciplina:
Sistemas Fluidomecânicos
Professor:
Eng. Eduardo Christiano Cecone
Data:
28/11/2014
Bimestre:
1° Bimestre
Tipo de atividade:
Avaliação Bimestral – 1° Bimestre
Instruções:
Leia atentamente o conteúdo antes de começar a respondê-la.
As respostas deverão ser dadas a caneta azul ou preta, com letra legível.
Obrigatória a apresentação de todos os cálculos com formulas.
Nota
Valor: 10,0
Frase de Motivação: “Quem faz o que todo mundo faz, chega onde todo mundo está”
SUMÁRIO
ETAPA 1.....................................................................................................................................4
Passo 1.................................................................................................................4
Passo 2.................................................................................................................5
Passo 3.................................................................................................................7
Passo 4.................................................................................................................9
ETAPA 2...................................................................................................................................11
Passo 1...............................................................................................................11
Passo 2...............................................................................................................12
Passo 3...............................................................................................................16
Passo 4...............................................................................................................17
BIBLIOGRAFIA......................................................................................................................19
Etapa 3
Essa atividade é importante para que você possa entender como funciona um sistema pneumático e possa calcular a quantidade de ar comprimido utilizado em um sistema. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Passo 1
Assistir os vídeos e fazer uma entrevista com representantes de empresas do segmento, sobre tipos de sistemas pneumáticos e suas aplicações mais utilizadas na indústria, com ênfase em prensas e alimentadores.
Para coletar as informações descritas nesse passo do estudo, foi necessário consultar indiretamente alguns profissionais da área, assim como pesquisar em livros referenciados na bibliografia.
Os sistemas pneumáticos são parecidos com os sistemas hidráulicos, estudados nas primeiras etapas desse estudo, porém possuem gás ou ar no lugar de liquido. Assim, podemos caracterizá-los pela compressão do ar, responsável pela movimentação dos pistões e dos eixos. O ar é puxado para o interior de um compressor e compelido para as tubulações, sendo direcionado e reajustado por intermédio de diferentes ferramentas integradas a esse sistema.
A automação industrial é a área que mais utiliza o sistema pneumático, sendo um sistema inteligente, assim indispensável na realização de trabalhos como: alimentar, lixar, fixar e levantar. Comuns também em maquinários de uso manual, como furadeiras, britadeiras e martelos, os sistemas pneumáticos têm como principal característica a expulsão do gás utilizado, não sendo reutilizável como o liquido de um sistema hidráulico. Dessa maneira, para a realização de mais trabalho, é necessária a injeção de mais ar no sistema; porém tal aspecto o não é um problema, visto que o fluido utilizado é ilimitado, diminuindo consideravelmente os custos em relação aos sistemas hidráulicos.
São diversos os benefícios na utilização de um sistema pneumático em relação a um hidráulico. No transporte, o ar é comprimido e armazenado em um compressor, dispensando a necessidade de trabalhar continuamente e só sendo utilizado quando a pressão atinge um valor determinado por um pressostato. Permite um funcionamento mais seguro por ser menos sensível a oscilações de temperatura; dessa maneira, evita-se que ocorram explosões ou incêndios, e, mesmo que isso aconteça devido à falta de manutenção, tais incidentes são menores, já que as pressões do sistema pneumático são mais baixas em comparação com as pressões hidráulicas. No caso de vazamentos, não há poluição ao meio ambiente, visto que o fluido vazado é ar comprimido. Construídos em liga de alumínio, tornando-o um sistema mais leve e acarretando menores custos.
Passo 2
Calcular, de acordo com a vazão e a perda de carga, o diâmetro do tubo para que o sistema de alimentação possa trabalhar na prensa hidráulica.
Passo 3
Pesquisar em catálogos de fabricantes e definir três tipos de compressores que podem ser utilizados para o projeto em questão; escolher e calcular o compressor utilizado para o sistema de alimentação, justificando sua escolha, e definir o sistema de tratamento do ar comprimido equivalente com o sistema compressor selecionado.
Passo 4
1. Elaborar o Relatório 3, com o titulo Compressores, de acordo com o indicado no item Padronização desta ATPS.
2. Entregá-lo ao professor da disciplina em data por ele agendada.
Etapa 4
Essa atividade é importante para que você possa definir o tipo e a dimensão do atuador, e como fazer uma representação de um circuito pneumático. Para realiza-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Passo 1
Pesquisar em catálogos de fabricantes sobre tipos de atuadores, suas aplicações mais utilizadas na indústria, com ênfase em prensas e alimentadores, vantagens e desvantagens, e apresenta-los em uma tabela.
Sabendo que a principal função do atuador é transformar a energia pneumática em força e movimentos lineares ou rotativos, podemos definir cada um deles por intermédio da tabela a seguir:
Atuador
Aplicação
Vantagem
Desvantagem
Linear
Produz movimento em uma direção linear. Utilizado em automóveis e também em máquinas industriais, automáticas ou não. Comum na construção civil e transportes, como guindastes, escavadeiras e caminhões basculantes.
Pode ser utilizado em diversos seguimentos de atividade mecânica. Forte, leve e rápido.
Barulhento. Pode apresentar imprecisão. Unidirecional.
Rotativo
Produz torque em movimentos giratórios. Utilizado tanto em medidores de núcleo de ar, quanto operando válvulas de oleodutos e processos na indústria química. Comuns em grandes projetos da engenharia civil, tais como barragens e comportas.
Preciso. Suporta maiores pressões. Ajustável. Seguro.
Montagem complexa. Propenso a vazamentos.
Oscilante
Produz torque limitado por um determinado número de grau, como um pêndulo. Utilizado na robótica, eletrônicos. Comum na área de alimentos e embalagens.
Otimização de espaço. Melhora o ângulo de deslocamento. Operam sem lubrificação.
Torque limitado.
Passo 2
Definir, com base no passo anterior, qual o atuador que será utilizado no sistema de alimentação pneumático, justificando sua escolha.
O atuador linear simples é a melhor opção custo x beneficio a ser considerada para a prensa hidráulica. A capacidade de produzir e suportar altas forças é um fator indispensável para que a prensa possa funcionar corretamente, sendo assim, um fator imprescindível para tal escolha. Podemos considerar também que os atuadores lineares são os mais utilizados no mercado.
Passo 3
Calcular, aplicando o numero de Reynolds, a vazão, a velocidade e o tipo das válvulas para o sistema, juntamente com os tipos de acionadores que serão utilizados.
Passo 4
1. Fazer a montagem do circuito pneumático e a representação gráfica do sistema conforme etapas anteriores.
2. Entregar o Relatório 4, com o titulo de Circuito Pneumático, ao professor da disciplina em data por ele agendada e de acordo com o indicado no item Padronização desta ATPS.
BIBLIOGRAFIA
Sites:
http://en.wikipedia.org/wiki/Linear_actuator
Acessado em: 22/08/2014.
http://en.wikipedia.org/wiki/Rotary_actuator
Acessado em: 11/09/2014.
http://www.clubedaeletronica.com.br/pneumatica/PDF/Pneumatica%20aplicada.pdf
Acessado em: 11/09/2014.
ftp://ftp.cefetes.br/cursos/EngenhariaMetalurgica/Marcelolucas/Disciplinas/Automacao/autoa05_Atuadores.pdf
Acessado em: 23/09/2014.
http://pt.slideshare.net/diogo_farias/introduo-pneumtica
Acessado em: 27/09/2014.
http://www.gflhidraulica.com.br/valvulas-hidraulicas-direcionais.php
Acessado em: 30/09/2014
http://www.soridraulica.com.br/uploads/valvula-modular-de-vazao-tn16_vz2fs-REXROTH.pdf
Acessado em: 01/10/2014
http://www.extranetparker.com.br/download/hydraulics/pdf/2600_300_2.pdf
Acessado em: 02/10/2014.
...